O que aconteceu nesta foto sem Photoshop? A ciência explica
Foto de pássaro em águas rasas causou ilusão de ótica capaz de confundir até os mais atentos
A fotografia de um pássaro refrescando as patas em um riacho é o mais novo viral de ilusão de ótica na internet. O registro, que bomba no Twitter desde terça-feira (18), traz uma pilastra e seu reflexo causando uma divisão de paisagem, o que faz com que a foto pareça uma montagem de Photoshop ou criação de IA.
Foto real, não é manipulada digitalmente. Depois que você percebe o que tá acontecendo fica simples. Fotografia “Gap” de Kenichi Ohno. pic.twitter.com/3o8ewkDknn
— silveira(); (@silveira) April 18, 2023
A fotografia “Gap” foi capturada pelo fotógrafo japonês Kenichi Ohno, da Prefeitura de Saitama, na área metropolitana de Tóquio. Kenichi inscreveu a foto no 39º concurso de fotografia “Natureza Japonesa” realizado pela Associação Japonesa de Sociedades Fotográficas (AJAPS) e foi vencedor da “Seleção Especial”.
"Há algo interessante nisso que você não consegue entender imediatamente como foi filmado. Esta é uma foto que foi tirada porque não havia vento. Ela nos ensina que uma pequena mudança pode fazer uma grande diferença em uma foto. É difícil fotografar a natureza quando há objetos feitos pelo homem, mas neste caso eles desempenham um bom papel de apoio e aprimoram a foto", diz a associação em seu site.
Além de elogios pela beleza do registro, a foto recebeu muitos comentários de internautas muito confusos com o que, afinal, estava acontecendo durante o clique do fotógrafo.
"Obrigado a quem explicou, eu entendi mas meu cérebro não", disse um usuário.
O pássaro está na beira do rio, no raso, em frente a uma estrutura de concreto. A água está parada, então o reflexo da pilastra se estende na superfície de maneira uniforme. Um modelo 3D postado pelo perfil de Guilherme Chagas ilustra bem.
Pra quem não entendeu a dinâmica da foto, fiz rapidinho no 3d uma simulação da cena. pic.twitter.com/OFusdkuQxd
— Guilherme Chagas (@gvchagas) April 18, 2023
Se você ainda está confuso, pode olhar para a mesma cena por um outro ângulo.
O próprio fotógrafo publicou essa foto pra ajudar quem tá perdido pic.twitter.com/S8hXbQRkK9
— ochington (@ochington) April 19, 2023