Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que causa um terremoto? Entenda o fenômeno após tremor no Marrocos

Terremoto no Marrocos foi um dos mais devastadores na história do país; veja o que diz a ciência sobre os sismos

11 set 2023 - 13h05
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Terremoto deixou mais de 2.000 mortos no Marrocos
Terremoto deixou mais de 2.000 mortos no Marrocos
Foto: alyaoum24, CC BY 3.0 via Wikimedia Commons

Com uma magnitude entre 6,8 e 7 na escala Richter, o recente terremoto que abalou os arredores de Marraquexe, no Marrocos, foi um dos mais devastadores da história do país. Mas o que está por trás desse fenômeno que tem o poder de causar tanta destruição? A ciência tem explicação.

Os terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são causados principalmente pelo movimento das placas tectônicas que compõem a crosta terrestre.

Estas placas estão em constante movimento, deslizando umas sobre as outras, devido ao movimento feito pelo magma no interior da Terra. Causada pelo calor do centro do planeta, a movimentação é lenta, mas constante, e pode fazer com que as placas se desloquem de milímetros a centímetros por ano.

Representação de placas tectônicas em movimento
Representação de placas tectônicas em movimento
Foto: domdomegg, CC BY 4.0 via Wikimedia Commons

Quando duas placas tectônicas se encontram, elas podem se mover de três maneiras diferentes: afastando-se uma da outra, deslizando lateralmente ou colidindo de frente — cenário em que geralmente ocorrem os terremotos mais intensos.

As placas também podem ficar "travadas" por um período, acumulando energia. Quando a força do movimento supera o que mantém as placas unidas, ocorre uma liberação súbita, causando o terremoto.

Veja o que está por trás de terremotos como o que atingiu o Marrocos
Veja o que está por trás de terremotos como o que atingiu o Marrocos
Foto: Terra Byte

A região do Marrocos atingida pelo sismo está a cerca de 550 km ao sul do limite entre a placa tectônica da África e a da Eurásia, duas placas de movimentação lenta. Com o acúmulo de energia entre os dois pedaços de crosta, uma fratura no solo se formou em uma cordilheira — elevada justamente pela pressão.

A falha tem cerca de 25 quilômetros de comprimento e 20 quilômetros de largura, causando um deslizamento de até 1,5 metros, conforme calculado pelo US Geological Survey (USGS).

Um novo balanço do Ministério do Interior divulgado nesta segunda-feira (11) afirma que o número de mortos graças ao tremor atingiu o Marrocos subiu para 2.681.

Este buraco pode causar "maior terremoto da história dos EUA" Este buraco pode causar "maior terremoto da história dos EUA"

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade