O que é demofobia: o medo de multidões que te afasta das festas de Carnaval
Normalmente, pessoas com demofobia têm diversos medos associados à multidão
Se você está louco para curtir o Carnaval, mas só de pensar em multidões e aglomerações a ideia some da sua cabeça, saiba que você não está sozinho. A chamada demofobia, oclofobia ou enoclofobia, é uma fobia de estar em ambientes assim: cheios de pessoas.
Essa condição é comum e afeta muitas pessoas hoje em dia. As mulheres tendem a ser mais afetadas que os homens. Mas não se engane, cada caso é um caso e não existe um fator associado ao medo de multidões.
Alguns especialistas classificam a ocorrência de eventos estressantes ou traumáticos e crenças imprecisas que levam à fobia.
Por exemplo, um indivíduo que sofre do medo excessivo de multidões acha as massas de pessoas muito barulhentas. Como resultado, ele teme não ser capaz de ouvir o que se deve ouvir.
Os medos, no entanto, podem ser diversos: indivíduos demofóbicos estão certos de que vão ser pisoteados ou esmagados pela multidão, e alguns temem germes ou vírus devido ao contato próximo com pessoas doentes.
O medo de se perder, a insegurança de estar cercado por estranhos e se sentir pequenos e insignificantes nas multidões são alguns dos pensamentos.
Os sintomas
Muita gente pode ter essa fobia e não saber. Por isso, é importante ficar atento aos sinais como ansiedade leve, que pode evoluir para um ataque de pânico completo. Outro ponto é observar se há incapacidade de agir normalmente e não conseguir distinguir entre realidade e irrealidade.
É normal que a pessoa com demofobia sinta-se com a sensação de não ser capaz de respirar ou de estar sendo sufocada no meio de multidões. Além disso, pode ter dor de estômago, náuseas ou desconforto gastrointestinal.
O que fazer nestas situações
Se você ou alguém que você conhece estiver passando por uma situação parecida, algumas práticas recomendadas por especialistas envolvem tentar respirar profundamente e se concentrar na respiração para diferenciar o que é real e irreal.
Afastar-se do ambiente com aglomeração para se acalmar é outra medida. Tratamentos a longo prazo envolvem suporte psicológico e terapia.