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O que é e como surgiu a teoria da psicologia das cores 

As cores têm poder de estimular o nosso cérebro de muitas maneiras diferentes; Isaac Newton foi pioneiro ao destrinchá-las

26 nov 2022 - 05h00
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A psicologia das cores mostra a forma como nosso cérebro as identifica e as transforma em sensações
A psicologia das cores mostra a forma como nosso cérebro as identifica e as transforma em sensações
Foto: Freepik

A cor é um elemento importante na comunicação do nosso dia a dia e exerce influência sobre nosso comportamento, sentidos, emoções e decisões. Para entender a função das cores em nossas vidas, criamos a psicologia das cores, estudo que mostra como nosso cérebro as identifica e as transforma em sensações. 

Em 1672, o físico e matemático Isaac Newton usou um prisma polido sob os raios solares e descobriu que seus feixes de luz não são puros e sim formados por várias outras cores. Com isso, criou um sistema chamado círculo cromático, composto por 12 cores: as três primárias, as três secundárias e as seis terciárias.

Mais tarde, esse modelo foi modificado por Johann Wolfgang von Goethe, escritor alemão que também adentrou no campo da ciência devido a sua curiosidade pela natureza ótica das pinturas renascentistas.

Durante suas pesquisas, Goethe foi além das ideias de Newton que viam a cor apenas como um fenômeno físico. Ele levou em consideração o efeito que as cores exercem sobre nosso cérebro.

E assim, a ideia se tornou relevante para áreas da comunicação como marketing, arte e design, fazendo com que os estudiosos escolhessem as cores a partir das emoções

Cada cor pode alterar sua percepção sobre as coisas
Cada cor pode alterar sua percepção sobre as coisas
Foto:

As cores como influência 

Na teoria de Goethe, ele defendia que existe simetria entre as cores e que uma é complementar à outra. Desta forma ele modificou o círculo cromático criado por Newton, colocando as cores de forma que uma completasse a outra sendo opostas diametralmente.

Após essa descoberta, deu-se início a outros estudos sobre as cores primárias, secundárias e terciárias; cores quentes e frias; cores complementares, análogas, triádicas. Também surgiram estudos voltados para o psíquico com o intuito de descobrir como as cores nos influenciam, surgindo assim a Psicologia das Cores.

Por exemplo, o preto normalmente está associado à elegância, mistério, segredo, luto ou poder. O vermelho é outro exemplo clássico: o cérebro associa à força, calor e amor — talvez por isso seja uma cor preferida de grandes marcas, como Coca-Cola, McDonald’s ou iFood

O amarelo está ligado à mente e ao intelecto. Já o verde está ligado à natureza e à saúde; simboliza a harmonia, cura e estabilidade. O rosa expressa empatia e companherismo. Também significa romance, ternura, compaixão e sinceridade.

Fonte: Redação Byte
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