O que é o "cavalo-marinho cósmico" em foto nova do telescópio James Webb
Foto do aglomerado de galáxias SDSS J1226+ foi capturada pela NIRCam, principal câmera infravermelha do Webb
O Telescópio Espacial James Webb capturou a imagem de um "cavalo-marinho cósmico", conjunto de galáxias que têm a sua imagem distorcida graças à ação gravitacional de outros aglomerados de estrelas vizinhos.
A foto contém o aglomerado de galáxias SDSS J1226+2149, que se encontra a uma distância de cerca de 6,3 bilhões de anos-luz da Terra, na constelação de Coma Berenices.
- Este efeito é chamado pelos astrônomos de lente gravitacional;
- Ele ocorre quando a gravidade de um objeto com muita massa, como um aglomerado de galáxias, causa uma curvatura suficiente do espaço-tempo para que a luz que passa por ele seja "dobrada" de forma visível, como se fosse uma lente gigantesca;
- Assim, objetos que estão mais distantes ficam "aumentados", mas podem ter sua imagem distorcida.
Na foto liberada pela Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA), é possível ver à direita, próximo ao centro, uma forma vermelha alongada e fina. Um vídeo liberado pelas agências espaciais mostra um zoom na região:
A imagem do "cavalo-marinho" foi capturada pela NIRCam, a principal câmera infravermelha do Webb. Ao combinar a sensibilidade do Webb com o efeito de ampliação das lentes gravitacionais, os astrônomos foram capazes de explorar os estágios iniciais da formação estelar em galáxias muito distantes.
"Além de revelar a rapidez com que as estrelas se formam e caracterizar os ambientes nessas galáxias que deram origem a novas estrelas, essas observações demonstrarão as capacidades do Webb e fornecerão conjuntos de dados ricamente detalhados para a comunidade astronômica", afirmou a ESA, em comunicado.