O que é phubbing, ato de ignorar pessoas ao redor para usar celular
Pesquisadores alertam sobre impacto que ação pode ter nos casais. Os que relataram mais phubbing relataram menos satisfação na relação
Você pode não conhecer ainda a expressão "phubbing", mas certamente já praticou o ato ou conviveu com pessoas que adotam a prática. A expressão, que vem do inglês, é a junção das palavras “phone” (celular) e “snubbing” (esnobar). Ou seja, phubbing é o ato de ignorar pessoas ao redor para mexer no celular.
O crescimento do uso de smartphones resultou no desenvolvimento de um comportamento nunca antes visto na raça humana – as pessoas ficam grudadas em um aparelho externo.
Sociólogos notaram que essas mudanças estão gerando impacto. Por exemplo, algumas pessoas se sentem menos solitárias porque estão sempre "conectadas".
Outros se sentem mais isolados porque nunca parecem se conectar com ninguém de maneira direta. Com isso, foi identificado o novo comportamento denominado phubbing — no qual as pessoas interrompem as conversas com outras pessoas próximas enquanto falam ou enviam mensagens ao telefone.
Caso duas pessoas estejam fazendo isso uma com a outra, o termo apropriado é o "double-phubbing", disseram especialistas.
Estudo
O que pode parecer uma ação inofensiva pode trazer consequências para as relações. De acordo com uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade Niğde Ömer Halisdemir (Turquia), os casais adeptos do phubbing têm menor satisfação no casamento em relação aos que não são adeptos.
O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Suat Kılıçarslan e İzzet Parmaksız e foi publicado na revista Computers in Human Behavior. Cerca de 700 pessoas, entre 20 e 60 anos, foram entrevistadas.
Os pesquisadores exploraram o impacto que o phubbing pode ter nos casamentos. Para isso, eles criaram pesquisas para associar a proximidade no casamento ao uso do telefone.
Mas além dos relacionamentos, o phubbing pode ter impacto nas relações de amizade, com os filhos e com os demais familiares.
Eles observam que suas descobertas fazem sentido, pois as pessoas tendem a não responder bem quando ignoradas. Os pesquisadores observaram que o problema é facilmente resolvido: os casais podem tentar desligar seus telefones com mais frequência.