Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é um DNS privado?

Usar o servidor DNS privado por vezes pode ser mais vantajoso para sua conexão de internet. Nesta matéria, entenda como eles funcionam!

29 jul 2022 - 18h00
(atualizado às 20h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Afinal, o que é um DNS privado? Quem deseja aproveitar a melhor experiência em velocidade de conexão de internet, certamente já deve ter ouvido falar dos servidores DNS (Domain Name System). Presentes por trás de cada pesquisa, esses servidores são peças essenciais para que a internet funcione do jeito que a gente conhece.

Isso porque eles têm o importante papel de realizar pontes entre conexões e endereços de IP na internet. Sendo assim, configurar seus dispositivos com um servidor DNS de boa qualidade pode fazer muita diferença na velocidade de carregamento de sites, transferência de dados de download e latência de jogos online.

Pensando nisso, todos os dispositivos conectados na internet utilizam um servidor DNS para realizar conexões entre sites. No entanto, qual a diferença entre servidores públicos e privados? Saiba mais nas próximas linhas!

DNS público x DNS privado

Quando existem problemas relacionados ao carregamento de sites (mesmo em boas velocidades de conexão) é possível que isso esteja relacionado ao DNS utilizado. Problemas assim são mais comuns em servidores públicos, pois estes acabam sendo mais vulneráveis a ataques e instabilidades.

Isso se dá por esses servidores serem compartilhados por um número muito grande de usuários, logo existem mais riscos. É partindo deste princípio que começam as diferenças entre servidores públicos e privados.

Quando uma rede de internet é instalada, é comum que sua rede DNS padrão seja pública e naturalmente, também seja a de sua provedora. Porém, usuários podem optar por alterar o canal de conexão DNS dos seus dispositivos para outro que seja mais conveniente.

Foto: Canaltech/Felipe Freitas / Canaltech

Existem vários servidores privados que possuem um maior foco em privacidade, recursos de segurança, menor latência para jogos online (caminhos mais curtos entre IPs), entre outras vantagens. Vale a pena considerar um servidor DNS para melhorar sua conexão de internet!

Em suma, a principal vantagem dos servidores privados é que eles podem oferecer mais benefícios, exclusividade, além de caminhos curtos entre domínios e endereços de IP. Assim, servidores privados DNS por vezes podem ser mais vantajosos dependendo das necessidades de cada usuário. Gostou dessa matéria? Compartilhe essa dica com seus amigos!

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade