O que sabemos sobre tecnologias "dedo-duro de IA" das fabricantes de câmeras
Nikon, Sony Group e Canon estão desenvolvendo tecnologias cada vez mais sofisticadas para identificar fotos feitas por IA
As fabricantes japonesas Nikon, Sony Group e Canon estão desenvolvendo tecnologias cada vez mais sofisticadas de câmeras, que incorpora assinaturas digitais em imagens para distinguir fotos reais das criadas por inteligência artificial (IA).
A Nikon oferecerá câmeras sem espelho com tecnologia de autenticação para fotojornalistas e outros profissionais. As assinaturas digitais invioláveis incluirão informações como data, hora, local e fotógrafo.
Essas medidas, encabeçadas pelas grandes fabricantes de câmeras, surgem pela urgência de evitar falsificações cada vez mais realistas, que testam o julgamento tanto dos produtores de conteúdo quanto dos usuários.
Como funciona a tecnologia para identificar IA?
Uma aliança de organizações de notícias globais, empresas de tecnologia e fabricantes de câmeras lançou uma ferramenta chamada Verify para verificar imagens gratuitamente. Se uma imagem tiver assinatura digital, o site exibirá data, local e outras credenciais.
As assinaturas digitais partilham agora um padrão global utilizado pela Nikon, Sony e Canon. As empresas japonesas controlam cerca de 90% do mercado global de câmeras digitais.
Se uma imagem foi criada com inteligência artificial ou adulterada, a ferramenta Verify irá sinalizá-la como "Sem credenciais de conteúdo".
A Sony lançará ainda em 2024 a tecnologia para incorporar assinaturas digitais em três câmeras SLR sem espelho de nível profissional por meio de uma atualização de firmware. A empresa também está considerando tornar a tecnologia compatível com vídeos.
Quando um fotógrafo envia imagens para uma organização de notícias, os servidores de autenticação da Sony detectam assinaturas digitais e determinam se são geradas por IA. A Sony e a Associated Press testaram esta ferramenta em outubro.
A Canon lançará uma câmera com recursos semelhantes; a empresa também está desenvolvendo tecnologia que adiciona assinaturas digitais ao vídeo.
A Canon reuniu uma equipa de projeto em 2019 e formou uma parceria de desenvolvimento com a Thomson Reuters e o Starling Lab for Data Integrity, um instituto co-fundado pela Universidade de Stanford e pela Universidade do Sul da Califórnia.
Além disso, a Canon está lançando um aplicativo de gerenciamento de imagens para saber se as imagens são tiradas por humanos.