O que são estas misteriosas bolhas azuis vistas na atmosfera da Terra?
Relâmpago no Golfo da Tailândia e luz da Lua refletida do Sol formaram círculos de luz após interação com partículas na atmosfera do planeta
Uma foto capturada por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) enquanto orbitava sobre o Sudeste Asiático e olhava para a Terra mostra uma misteriosa e impressionante bolha azul na atmosfera do planeta. A imagem foi tirada em 2021, mas divulgada pela Nasa somente neste mês.
O fotógrafo astronauta capturou um relâmpago brilhante sobre o Golfo da Tailândia, enquanto a Lua aparece logo acima da borda da Terra na parte superior direita. Áreas de pesca vistas perto da costa do Vietnã iluminam o Mar da China Meridional.
A fotografia do foi feita com uma câmera digital Nikon D5 usando uma distância focal de 28 milímetros. É fornecida pela ISS Crew Earth Observations Facility e pela Unidade de Ciências da Terra e Sensoriamento Remoto do Centro Espacial Johnson. A imagem foi tirada por um membro da tripulação da Expedição 66 da ISS.
Na foto, é possível ver a costa vietnamita e da Tailândia ancorando o centro da imagem. Para contextualizar, a distância de Hainan a Kunming, uma cidade no sul da China, é de mais de 800 quilômetros. No fundo da foto, a forma circular da ilha de Hainan – a província mais ao sul da China – é delineada pelas luzes de suas cidades costeiras.
O que são as bolhas azuis e como elas se formaram na atmosfera
Em várias partes da imagem, nuvens de tempestade borram as luzes da cidade em tons de branco e laranja, mas o que chama atenção é uma bolha azul no canto inferior da imagem. Ela é um enorme raio em algum lugar no Golfo da Tailândia. Relâmpagos são normalmente difíceis de ver da ISS, pois geralmente são cobertos por nuvens.
No entanto, essa captura ocorreu entre uma lacuna circular no topo das nuvens, que fez com que o relâmpago iluminasse as paredes circundantes da estrutura nebulosa, criando um círculo luminoso impressionante.
A segunda bolha azul, que pode ser vista no canto superior direito da imagem, é o resultado da luz distorcida da Lua. A posição do satélite da Terra em relação à estação significa que a luz do Sol refletida pela Lua passa direto pela atmosfera do planeta — o que o transforma em uma bolha azul brilhante.
Segundo o Observatório da Terra, esse efeito “azul” é causado por parte da luz da Lua se espalhando nas pequenas partículas na atmosfera do planeta. Isso quer dizer que diferentes cores de luz visível têm comprimentos de onda diferentes, o que afeta sua interação com as partículas. Neste caso, a luz azul tem o menor comprimento de onda, e por isso, é a mais provável de se espalhar.