O que são os medidores inteligentes instalados pela Enel em São Paulo
Tecnologia permite ao consumidor acompanhar online o seu próprio consumo de energia
A Enel Distribuição São Paulo instalou 1,2 milhão de medidores inteligentes em sua área de concessão. Segundo a empresa, a tecnologia dos medidores inteligentes aprimora a eficácia dos serviços, permitindo à distribuidora executar várias operações à distância. Além disso, a tecnologia permite ao consumidor acompanhar online o seu próprio consumo de energia.
Em relação à gestão da distribuição, os medidores inteligentes permitem, por exemplo, detectar uma possível interrupção no fornecimento de energia e executar serviços à distância, como a medição do consumo e reconexões.
Segundo a companhia, a agenda de 2024 abrange os distritos de Perus, Pirituba, Santana, Freguesia do Ó, Casa Verde, Itaquera e Rio Bonito, bem como as cidades de Carapicuíba e Osasco.
Atualmente, mais de 14,3% dos clientes da distribuidora em São Paulo já são contemplados pela medição inteligente, com a emissão de mais de 11,3 milhões de faturas e a realização de 371 serviços comerciais de reconexão, tudo realizado de maneira remota.
Guilherme Dutil, responsável pela área de medição da Enel Brasil, explica que: “A medição inteligente abre um novo capítulo na relação do fornecimento de energia do cliente com os serviços da distribuidora e com o próprio consumo de energia, já que permite o monitoramento e ações em tempo real por parte da empresa e também o acompanhamento do consumo, por meio do app, pelo consumidor”.
Como funciona a troca do medidor?
Os clientes selecionados são notificados via SMS sobre a visita da equipe técnica para a substituição do medidor. O procedimento dura cerca de 30 minutos.
Para garantir a segurança, o time executa verificações de conectividade antes de ligar o medidor. A Enel enfatiza que os medidores são certificados pelo Inmetro e submetidos a testes de qualidade rigorosos.
Se o cliente se sentir inseguro, pode confirmar se há uma Ordem de Serviço para seu endereço nos canais de atendimento da Enel, acessando a Agência virtual www.enel.com.br; ou a Central de Atendimento (0800 72 72 196).
Apagão em São Paulo
A cidade de São Paulo passou por um grande apagão, que começou depois de um temporal na sexta-feira, 11, de outubro Na ocasião, o número de imóveis atingidos bateu a casa dos milhões. A luz demorou cinco dias para ser reestabelecida por completo, mas, registrou pontos de instabilidade em algumas regiões por mais de uma semana.