Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que se sabe sobre as luzes que apareceram na região Sul do Brasil

Vídeos circulam na internet com conversas entre pilotos e a torre de controle

8 nov 2022 - 18h31
Compartilhar
Exibir comentários
Pilotos avistam 'luzes não identificadas' em diversas ocasiões desde o dia 22 de outubro
Pilotos avistam 'luzes não identificadas' em diversas ocasiões desde o dia 22 de outubro
Foto: Reprodução/Canal Câmera Aeroporto Salgado Filho

Luzes misteriosas sendo avistadas no céu do Sul do Brasil têm colocado uma pulga atrás da orelha de internautas nas últimas semanas, que passaram a achamar os episódios de Ovnis (Objeto voador não identificado). Apesar dos relatos feitos por pilotos de diferentes companhias aéreas, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse não haver nenhuma anormalidade ou objeto desconhecido passando por seus radares no período.

Uma série de vídeos circula na internet com gravações de diálogos entre pilotos e a torre de comando do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nos quais são relatadas as aparições de luzes desconhecidas.

O primeiro relato

Na ocasião da primeira aparição, em 22 de outubro, comandantes do Airbus A320 (PR-YRX), da companhia Azul, avistaram uma luz próxima a Bom Retiro (SC) e reportaram o movimento à cabine. O voo havia saído de São Paulo (SP) com destino a Porto Alegre (RS).

Os primeiros minutos do vídeo abaixo mostram o diálogo:

“Tinha sumido e agora apareceu novamente, o que eu posso informar para a senhorita é que é como se fosse o farol de uma aeronave fazendo um 360º”. “Não existe um padrão de tráfego [...] é um movimento aleatório”, disse o comandante.

Poucos dias depois, a companhia Azul se manifestou sobre o ocorrido, em nota à imprensa, afirmando que já tinha encaminhado o caso às autoridades competentes.

“A Azul informa que seus Tripulantes seguem os mais rigorosos protocolos de segurança e que qualquer eventualidade é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo. A companhia ressalta que o assunto já está sob ciência das autoridades competentes.“

Tudo parecia se normalizar quando, no último final de semana, luzes misteriosas foram avistadas novamente – desta vez, no céu de Porto Alegre.

Casos recentes

Na última sexta (4), luzes foram vistas pela equipe do voo 4248, da Azul, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, por volta das 23h. As luzes pareciam se movimentar em direção à Lagoa dos Patos.

"Estão em movimento, não é algo parado", diz o piloto, sobre a aparição de luzes.

No sábado, 5, outro piloto de uma companhia aérea diferente, do voo LATAM 3406, que saiu de Guarulhos (SP) com destino a Porto Alegre, relatou a aparição das luzes e disse que “às vezes era uma, às vezes duas ou três”.

Este vídeo mostra o suposto diálogo dos tripulantes com a torre de comando:

No mais recente dos relatos, um outro vídeo mostra pilotos comentando mais uma aparição na madrugada de segunda-feira, 7 de novembro.

O que dizem os envolvidos

A redação de Byte tentou contato com a Fraport, administradora do aeroporto, e com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre, órgão da Força Aérea Brasilieira, para verificar a autenticidade dos vídeos, e nenhum dos dois órgãos assumiu a responsabilidade do canal e também afirmaram "não ter ciência" da origem do material compartilhado pelo perfil no YouTube "Camera Aeroporto Salgado Filho BrAmigos".

A FAB, por sua vez, disse a Byte que, nos últimos dias, o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, não havendo registro de ocorrência aeronáutica no estado do Rio Grande do Sul.

“Nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea”, disse.

Questionada pela sobre o diálogo Byte, a companhia Latam informou que “seus tripulantes são treinados e orientados a reportarem qualquer eventualidade de forma imediata ao controle de tráfego aéreo para as devidas orientações”.

“A companhia reitera que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo aos regulamentos das autoridades nacionais e internacionais”, disse.

A Azul também informou a Byte que vem seguindo todos os protocolos de segurança existentes. “Qualquer eventualidade, é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo e segue para investigação das autoridades competentes”, afirmou. A companhia aérea não respondeu quando questionada sobre a veracidade dos diálogos retratados nos vídeos.

Até o fechamento desta reportagem, a Agência Nacional de Aviação Civil ainda não havia se pronunciado sobre o caso.

Afinal, o que que são Ovnis?

A concepção de objetos voadores não identificados, ou Ovnis na linguagem popular, abrange todo e qualquer objeto voador irreconhecível de imediato.

Na maioria dos casos, especialistas afirmam que essas pessoas avistam objetos como pipas, satélites artificiais, balões, aviões, luzes sendo refletidas na atmosfera e mais recentemente, drones.

Relatos de Ovnis no país não são novos. De acordo com o Arquivo Nacional (AN), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, que além de guardá-los, cuida da preservação e os deixa acessíveis ao público, até 2018, ao menos 743 aparições estranhas foram relatadas céu brasileiro — sendo o primeiro Ovni oficialmente avistado e registrado em 1952, no Rio de Janeiro. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade