O SS United States era o maior e mais rápido transatlântico do oceano; agora será um gigantesco recife subaquático
Barco que foi o orgulho naval dos EUA e passou 30 anos apodrecendo em um porto terá segunda vida no fundo do mar
Um transatlântico de 301 metros de comprimento. Esse número pode não impressionar hoje quando falamos de cruzeiros, especialmente com gigantes como o Oasis of the Seas, com mais de 316 metros, ou o Harmony of the Seas, com seus 362 metros. Mas, se voltarmos a 1950, a história muda. Foi em meados do século passado que o SS United States foi concluído, um imponente transatlântico que não entrou para a história como o Titanic, mas que deveria.
Depois de um serviço notável, o navio acabou abandonado em um estaleiro, onde foi enferrujando pouco a pouco sem que ninguém lhe desse atenção. E assim permaneceu por quase 30 anos, até agora, quando finalmente receberá uma merecida homenagem no fundo do mar.
O outro míssil da Guerra Fria
Durante a Guerra Fria, países como os Estados Unidos investiram enormes quantias em melhorar seu armamento, especialmente seu arsenal nuclear, que cresceu descontroladamente junto ao da Rússia. Mas havia outros projetos em andamento e, em 1950, nos estaleiros Newport News Shipbuilding, na Virgínia, estava sendo construído o maior transatlântico do mundo: o SS United States.
Sua construção foi concluída em 1952, revelando ao mundo uma verdadeira besta de 301 metros de comprimento, 31 metros de boca e um deslocamento de mais de 47.000 toneladas. O Titanic, apesar de sua fama e grandiosidade, media 269 metros de comprimento e alguns metros a menos de boca. Curiosamente, seu deslocamento era praticamente o mesmo.
E não era apenas o maior navio construído ...
Matérias relacionadas
O preço dos ovos dispara nos EUA há meses; o Brasil enfrenta agora o mesmo problema
O "custo" do trabalho remoto: 47% dos funcionários economizam mais de R$ 600 por mês em despesas