Observatório registra tremores de terra no Rio Grande do Sul após chuvas intensas
Tremores ocorreram em Caxias do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves
Apóa as fortes chuvas que avassalaram o Rio Grande do Sul, uma série de pequenos tremores de terra foram registrados no estado na madrugada desta segunda-feira (13). As cidades que sentiram os abalos foram: Caxias do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves.
O registro dos tremores foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), por meio do Observatório Sismológico da UnB e do Centro de Sismologia da USP.
Os tremores tiveram magnitudes 2.3 mR e 2.4 mR e foram sentidos pela população das cidades afetadas. Veja abaixo a relação dos sismos registrados pela RSBR:
- 03h03 - 2.3 mR - Caxias Do Sul
- 02h58 - 2.3 mR - Caxias Do Sul
- 02h37 - 2.3 mR - Pinto Bandeira
- 01h48 - 2.4 mR - Bento Gonçalves
Há relação com as chuvas?
Os tremores ocorrem em paralelo às enchentes que assolam a região do Rio Grande do Sul. No entanto, conforme o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, não se pode descartar a possibilidade de esses tremores terem relação com as chuvas, mas isso é muito raro.
“Em geral, seriam necessários alguns meses depois das chuvas para tremores desse tipo ocorrerem, mas não se pode descartar essa possibilidade. De qualquer forma, são necessários estudos aprofundados para afirmar com precisão as causas desses sismos”, destaca Bruno.
Além disso, a região do Rio Grande do Sul já possui um histórico de ocorrência de tremores de terra de magnitudes entre 2.0 e 3.0 mR. Nos últimos 10 anos, a região da Serra Gaúcha registrou 27 sismos.
Portanto, é mais provável que esses sismos tenham causas naturais, informou a Rede Sismográfica Brasileira.