OpenAI está interessada em comprar Chrome se Google for obrigado a vender navegador
Google enfrenta pressão por desmembramento após acusações de monopólio
Após um julgamento sugerir que o Google deveria desmembrar algumas de suas operações, a OpenAI declarou que está pronta para fazer uma oferta pelo navegador Chrome. Ouvido como testemunha no processo, Nick Turley, chefe responsável pela divisão de ChatGPT afirmou que a empresa estaria interessada em comprar o navegador.
"Sim, nós estaríamos (interessados), assim como muitas outras partes", disse Turley, respondendo à uma pergunta do juiz sobre a possibilidade de o Chrome ser comprado.
Turley foi testemunha no julgamento que vai decidir se o Google vai precisar vender parte de sua operação após ser considerada um monopólio de buscas na internet. A decisão de declarar as práticas da empresa como monopolistas aconteceu em agosto de 2024, quando o juiz Amit P. Mehta, do tribunal distrital dos EUA para o distrito de Columbia, divulgou um documento de 277 páginas sobre o assunto.
Na última semana, o Google foi novamente declarado como monopolista, desta vez pelo seu negócio de publicidade online. Ainda não há uma sentença para nenhum dos dois casos e o Google está recorrendo para tentar evitar a separação de seus serviços da empresa.
No depoimento, Turley ainda disse que tem "profunda preocupação com a possibilidade de sermos excluídos" pelas gigantes de tecnologia poderosas do mercado, como o Google, e que isso poderia prejudicar o seu próprio negócio.
"(Temos concorrentes poderosos) que controlam os pontos de acesso de como as pessoas descobrem produtos, inclusive o nosso produto. As pessoas descobrem por meio de um navegador ou de uma loja de aplicativos", disse Turley. "A escolha real impulsiona a concorrência. Os usuários devem poder escolher."
Apesar do interesse no navegador do Google, não há nenhuma indicação de oferta por parte da OpenAI nem de uma intenção de venda por parte da gigante californiana.
