OpenAI lança Operador: o futuro onde a IA realiza tarefas para nós no computador está começando a se tornar realidade
É capaz de fazer compras online ou gerenciar reservas em restaurantes. Chega primeiro aos Estados Unidos para os usuários do ChatGPT Pro. Os planos para chegar ao Brasil estão sendo trabalhados.
A OpenAI lançou o ChatGPT em 2022. Em 2023, chegou o GPT-4, acompanhado do inovador modo de voz, inspirado no filme Her. Já em 2024, foi a vez do modelo de raciocínio o1. E 2025? A empresa de IA acaba de anunciar o Operator, um produto que promete ser um dos grandes destaques do ano.
O CEO Sam Altman e sua equipe demonstraram ao vivo como funciona essa nova ferramenta, que coloca os agentes de IA no centro da experiência. Atualmente, o Operator já consegue executar ações no navegador, mas a ambição da OpenAI é que, no futuro, ele possa lidar com tarefas ainda mais complexas.
A aposta da OpenAI nos agentes de IA com o Operator
O objetivo do Operator é nos ajudar a realizar uma ampla variedade de tarefas, como fazer compras online, reservar voos ou garantir uma mesa em um restaurante.
Por exemplo, se dissermos:
"Reserve uma mesa para duas pessoas no Beretta às 19h", o Operator começará a navegar na web para concluir a solicitação de forma autônoma.
Se surgir alguma dificuldade, como a falta de disponibilidade no horário escolhido ou a necessidade de informações sensíveis, o Operator solicitará a intervenção do usuário. Ele poderá pedir que escolhemos outro horário ou local, além de solicitar dados pessoais e métodos de pagamento para concluir a reserva.
Assim como no ChatGPT, o Operator também conta com instruções personalizadas, permitindo configurar preferências específicas para tarefas realizadas com frequência.
Um exemplo prático seria a compra mensal no ...
Matérias relacionadas
DeepSeek: o que é, como funciona e quais opções essa inteligência artificial possui
Elon Musk diz que a IA já consumiu todo o conhecimento humano (mas ele tem um plano B)