OpenIA aponta que DeepSeek usou dados do ChatGPT ilegalmente para treinar IA própria, diz jornal
Aplicativo chinês surge como concorrente da ferramenta norte-americana; entenda
A OpenIA, desenvolvedora do ChatGPT, diz ter encontrado evidências de que a startup chinesa DeepSeek usou ilegalmente dados do ChatGPT para treinar sua ferramenta de inteligência artificial própria -- é o que apontam fontes da empresa ao jornal Financial Times, conforme publicado em matéria nesta quarta-feira, 29.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A suspeita é de que a empresa chinesa utilizou uma técnica conhecida como “destilação”, quando desenvolvedores extraem dados de modelos de IA já consolidados para treinar modelos ainda em desenvolvimento. Assim, os modelos menores alcançam resultados semelhantes em tarefas específicas a um custo menor.
Por mais que seja uma prática comum no setor, a OpenIA pontua que fazer isso para construir um modelo rival é uma violação dos termos de serviço da empresa – pois é proibido copiar partes do sistema ou “usar a saída para desenvolver modelos que competem com a OpenAI”.
“O problema é quando você [tira isso da plataforma e] faz isso para criar seu próprio modelo para seus próprios propósitos”, disse uma fonte da OpenIA ao jornal. A DeepSeek não se pronunciou sobre a questão.
‘Impressionante’
Sam Altman, CEO da OpenAI --criadora do ChatGPT--, reconheceu publicamente a qualidade do DeepSeek, que está revolucionando o mercado de tecnologia. Em uma postagem feita nesta segunda-feira, 27, no X (antigo Twitter), Altman classificou o modelo como "impressionante", especialmente pelo custo acessível com que é disponibilizado.
“O DeepSeek R1 é um modelo impressionante, principalmente em relação ao que conseguem entregar pelo preço”, escreveu Altman, que destacou que a OpenAI está comprometida em entregar modelos ainda melhores no futuro. Ele também apontou que a concorrência, embora desafiadora, é "revigorante" para o setor.
O DeepSeek, que foi lançado oficialmente no último dia 20, ultrapassou o ChatGPT em número de downloads na App Store dos Estados Unidos em poucos dias. O avanço da startup chinesa causou um impacto significativo no mercado, levando empresas como Nvidia, Meta e Microsoft a registrarem perdas bilionárias em suas ações na bolsa de valores.