PUBLICIDADE

Oppenheimer: cientista contribuiu com a bomba atômica e a criticou depois

Longa que conta a história de cientista tido como "pai" da invenção estreia nos cinemas na quinta-feira (20)

19 jul 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Cientista tido como "pai" da bomba atômica tem história contata em nova produção
Cientista tido como "pai" da bomba atômica tem história contata em nova produção
Foto: Divulgação/Universal

Oppenheimer, megaprodução que conta a história do surgimento da bomba atômica, estreia no Brail nesta quinta-feira (20). O filme leva o nome de J. Robert Oppenheimer, cientista tido como o "pai" da invenção e que, posteriormente, se tornou um ativista contra o uso da arma que ele próprio ajudou a criar.

O novo filme de Christopher Nolan é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Grande parte da expectativa recai sobre a própria cena de disparo da bomba, produzida a partir de explosões reais, sem efeitos especiais.

A ligação de Oppenheimer com a bomba atômica é complexa. Ele foi um cientista que contribuiu para o desenvolvimento da arma poderosa, mas se arrependeu do uso nocivo da invenção e trabalhou pelo seu desarmamento. 

Projeto Manhattan

O Projeto Manhattan foi um esforço secreto e massivo dos Estados Unidos para desenvolver a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer foi responsável por liderar os esforços dos cientistas e engenheiros no projeto.

A primeira bomba atômica foi testada em Alamogordo, no Novo México, em 16 de julho de 1945. Dois dias depois, duas delas foram lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. As bombas mataram mais de 100 mil pessoas e levaram à rendição do Japão.

Oppenheimer estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas
Oppenheimer estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas
Foto: Divulgação/Universal

Quem foi Oppenheimer?

Robert Oppenheimer foi um físico teórico e administrador americano. Nascido em Nova York em 1904, onde começou sua carreria acadêmica na Ethical Culture Society School. Depois isso, passou pela Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge e a Universidade de Gottingen.

Em 1942, ele foi recrutado pelo governo dos Estados Unidos para dirigir o Projeto Manhattan.

Oppenheimer foi um dos cientistas mais importantes da iniciativa, sendo considerado o "pai da bomba atômica". No entanto, ele também se tornou um crítico do uso da arma. Ele acreditava que a bomba era uma arma de destruição em massa que nunca deveria ser usada novamente. Oppenheimer morreu em 1967, aos 62 anos.

Onde assistir Oppenheimer?

A estreia de Oppenheimer está marcada para o dia 20 de junho, em cinemas de todo o Brasil.

A data coincide com a chegada de "Barbie", live-action da popular boneca, estrelado por Margot Robbie — o que deu combustível para muitos memes e até fez nascer o conceito "Barbienheimer", usado por internautas que vão assistir as duas estreias na mesma noite.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade