Oppenheimer: cientista contribuiu com a bomba atômica e a criticou depois
Longa que conta a história de cientista tido como "pai" da invenção estreia nos cinemas na quinta-feira (20)
Oppenheimer, megaprodução que conta a história do surgimento da bomba atômica, estreia no Brail nesta quinta-feira (20). O filme leva o nome de J. Robert Oppenheimer, cientista tido como o "pai" da invenção e que, posteriormente, se tornou um ativista contra o uso da arma que ele próprio ajudou a criar.
O novo filme de Christopher Nolan é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Grande parte da expectativa recai sobre a própria cena de disparo da bomba, produzida a partir de explosões reais, sem efeitos especiais.
A ligação de Oppenheimer com a bomba atômica é complexa. Ele foi um cientista que contribuiu para o desenvolvimento da arma poderosa, mas se arrependeu do uso nocivo da invenção e trabalhou pelo seu desarmamento.
Projeto Manhattan
O Projeto Manhattan foi um esforço secreto e massivo dos Estados Unidos para desenvolver a bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer foi responsável por liderar os esforços dos cientistas e engenheiros no projeto.
A primeira bomba atômica foi testada em Alamogordo, no Novo México, em 16 de julho de 1945. Dois dias depois, duas delas foram lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. As bombas mataram mais de 100 mil pessoas e levaram à rendição do Japão.
Quem foi Oppenheimer?
Robert Oppenheimer foi um físico teórico e administrador americano. Nascido em Nova York em 1904, onde começou sua carreria acadêmica na Ethical Culture Society School. Depois isso, passou pela Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge e a Universidade de Gottingen.
Em 1942, ele foi recrutado pelo governo dos Estados Unidos para dirigir o Projeto Manhattan.
Oppenheimer foi um dos cientistas mais importantes da iniciativa, sendo considerado o "pai da bomba atômica". No entanto, ele também se tornou um crítico do uso da arma. Ele acreditava que a bomba era uma arma de destruição em massa que nunca deveria ser usada novamente. Oppenheimer morreu em 1967, aos 62 anos.
Onde assistir Oppenheimer?
A estreia de Oppenheimer está marcada para o dia 20 de junho, em cinemas de todo o Brasil.
A data coincide com a chegada de "Barbie", live-action da popular boneca, estrelado por Margot Robbie — o que deu combustível para muitos memes e até fez nascer o conceito "Barbienheimer", usado por internautas que vão assistir as duas estreias na mesma noite.