Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

OPPO e OnePlus podem encerrar operações em parte da Europa

Segundo relatos de diferentes fontes, OPPO e OnePlus deixarão de atuar em pelo menos 4 países da Europa, mas resposta oficial nega decisão no momento

27 mar 2023 - 12h12
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o portal chinês 36Kr e informantes com bom histórico, como Max Jambor e SnoopyTech, Oppo e OnePlus estariam prestes a deixar de operar em pelo menos 4 países da Europa pelo "baixo retorno de investimento que estariam encontrando". As marcas ainda não se pronunciaram oficialmente, mas curiosamente a OnePlus, que hoje atua como uma marca integrada à OPPO, teria garantido a jornalistas que continuará a investir na região.

De acordo com as informações, a OPPO e a OnePlus deixariam de operar na Alemanha — onde já havia enfrentando problemas sérios por supostas quebras de patentes da Nokia —, França, Países Baixos e Reino Unido. A justificativa, conforme aponta o 36Kr, seria um baixo ROI (Return of Investment, termo de economia usado para tratar do retorno dos investimentos de uma empresa), já que ainda que "consigam vender", as marcas não "estariam fazendo dinheiro".

O mercado europeu e, na realidade, até mesmo o global tem presenciado uma queda brusca no número de vendas de smartphones frente à crise econômica do momento, mas a Europa é particularmente complicada por haver taxas bastante elevadas — não à toa, em conversão direta, muitos dos preços de aparelhos como o recente Samsung Galaxy S23 costumam ser mais altos que em países como os EUA.

Complementando o relato do portal chinês, os informantes SnoopyTech e Max Jambor reforçaram que as companhias estariam realmente saindo dos quatro países citados, com um anúncio oficial aguardado para ocorrer ainda nesta segunda-feira (27). Ambos apontaram ainda não saber qual será a postura das empresas nos outros países europeus, mas a princípio as operações devem ser mantidas no restante do continente.

Foto: Divulgação/OPPO / Canaltech

Gerando mais confusão, a divisão da OnePlus para o Reino Unido afirmou ao editor técnico do XDA Developers, Adam Conway, que "não sairá da Europa e do Reino Unido e manterá as operações estáveis nos mercados locais", garantindo ainda que "a OnePlus continuará a investir na Europa e providenciar mais produções e soluções inovadoras para seus usuários". Há, porém, um detalhe importante no comunicado: em nenhum momento a OPPO é citada.

Sem mais detalhes oficiais, é difícil saber o real destino das duas companhias na Europa, mas é bastante provável que a realidade seja um cenário misto. Especula-se que a OPPO deve realmente abandonar a região, deixando a OnePlus como uma representante no continente, aposta que faz sentido diante da fusão recente das duas gigantes. Resta agora aguardar por um posicionamento completo das fabricantes para saber qual será realmente a estratégia daqui em diante.

Fonte: 36Kr (em Chinês)

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade