Pais processam Roblox por expor crianças a conteúdo adulto
Alguns pais estão processando a Roblox Corporation por expor crianças para conteúdo impróprio. A ação civil publicada na Califórnia, Estados Unidos, acusa a empresa de "propaganda enganosa" ao se posicionar como uma plataforma de jogos para crianças, enquanto mostra conteúdo para maiores.
As famílias envolvidas com a ação alegam que seus filhos foram expostos a avatares em atos obscenos, totalmente nus, interagindo com brinquedos sexuais ou em casas de strip virtuais.
"Os pais que nunca permitiriam que seus filhos usassem o TikTok não pensam duas vezes antes de deixá-los acessar o Roblox, mesmo que o que eles encontram no Roblox possa ser muito mais prejudicial", aponta a fundadora do escritório de advocacia Alexandra Walsh.
"A popularidade da plataforma disparou durante a pandemia, quando os pais procuravam desesperadamente interação social para os seus filhos", complementou.
Na ação, o grupo também acusa a Roblox Corporation de induzir pais a gastar muito dinheiro na plataforma através do Robux, moeda virtual do serviço.
Robox se defende
Em resposta ao processo, a Roblox Corporation reforça que a companhia é comprometida em entregar uma "experiência positiva e segura para pessoas de todas as idades". Segundo a empresa, há vários funcionários com a responsabilidade de manter a plataforma segura.
Contudo, essa não é a primeira vez que o Roblox entra na mira de ações judiciais. Em 2022, a companhia foi acusada de permitir a exploração sexual de um menor de idade nos Estados Unidos e, em abril deste ano, a plataforma alterou o comportamento de anúncios para atender queixas da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos.
Roblox é para crianças?
Atualmente, Roblox é conhecida como uma plataforma de jogos voltada para o público infantil. Contudo, o serviço também busca atender públicos mais velhos com experiências alternativas mais adequadas.
Em maio deste ano, o CEO da Roblox Corporation, David Baszucki, afirmou que a plataforma buscava criar espaços para criadores gerarem experiências para usuários mais velhos. Teoricamente, esse tipo de conteúdo não deve alcançar crianças.