Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pandemia faz mercado financeiro adotar realidade virtual

24 nov 2020 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

A realidade virtual deixou de ser usada apenas por jogadores de videogames e está sendo aproveitada pelo setor financeiro como uma forma de animar o trabalho remoto para operadores solitários e executivos isolados.

REUTERS/Lucas Jackson
REUTERS/Lucas Jackson
Foto: Reuters

Com 90% dos funcionários de algumas das maiores instituições financeiras do mundo agora trabalhando em casa devido ao aumento das infecções por coronavírus, mais e mais empresas estão experimentando a tecnologia de realidade virtual.

Na gestora Fidelity International, os executivos testaram um auditório em realidade virtual, conversando com colegas e até andando de um lado para o outro pelos corredores.

"Trabalhar em casa acelerou enormemente o interesse por espaços virtuais/online", disse Stuart Warner, chefe de tecnologia da Fidelity International, que tem 3,3 trilhões de dólares em ativos sob gestão.

A realidade virtual pode ser útil não apenas para realizar reuniões, mas também para ajudar a aliviar a sensação de isolamento e dar a alguns funcionários a sensação de estarem no ambiente no qual prosperam.

O UBS fez experiências fornecendo os óculos inteligentes HoloLens, da Microsoft, para seus operadores de Londres, o que, segundo o banco, permite que a equipe recrie em casa a experiência do pregão.

A experiência de trabalho em realidade virtual tem um preço alto - o HoloLens 2 custa 3.500 dólares cada.

Mas o setor financeiro está se preparando para investir. A Fidelity diz que os gastos com tecnologia aumentaram de 100% a 200% este ano em relação a 2019 e que manterá esse nível por até dois anos.

David Ripert, presidente da filial britânica da VR/AR Association, disse que o crescimento da demanda por aplicações de realidade virtual foi um ponto positivo da pandemia, já que as pessoas usaram a tecnologia para recriarem eventos e conferências que foram cancelados.

"Usar VR para esses eventos online é muito bom porque você tem aquela sensação de pertencimento e conexão que você não consegue necessariamente através de um vídeo plano em 2D", disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade