Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco alerta contra potenciais perigos da inteligência artificial

Pontífice lembra a necessidade de "estar vigilante e trabalhar para que uma lógica de violência não crie raízes" nessa tecnologia

8 ago 2023 - 08h52
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco observou as "possibilidades disruptivas e efeitos ambivalentes" da inteligência artificial
Papa Francisco observou as "possibilidades disruptivas e efeitos ambivalentes" da inteligência artificial
Foto: Reuters / Reuters

O papa Francisco pediu nesta terça-feira uma reflexão global sobre os potenciais perigos da inteligência artificial (IA), observando as "possibilidades disruptivas e efeitos ambivalentes" da nova tecnologia.

Francisco, que tem 86 anos e disse no passado não saber usar um computador, fez o alerta em uma mensagem para o próximo Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, que cai no dia de Ano Novo.

O Vaticano divulgou a mensagem com bastante antecedência, como é de praxe.

O papa "lembra a necessidade de estar vigilante e trabalhar para que uma lógica de violência e discriminação não crie raízes na produção e uso de tais dispositivos, à custa dos mais frágeis e excluídos", afirma a mensagem.

Trump preso, Papa 'inflado': Inteligência Artificial torna tudo possível Trump preso, Papa 'inflado': Inteligência Artificial torna tudo possível

"A urgência de orientar o conceito e o uso da inteligência artificial de forma responsável, para que esteja a serviço da humanidade e da proteção da nossa casa comum, exige que a reflexão ética se estenda ao âmbito da educação e do direito", acrescenta.

Em 2015, Francisco reconheceu ser "um desastre" com a tecnologia, mas também chamou a internet, as redes sociais e as mensagens de texto de "um presente de Deus", desde que usadas com sabedoria.

Em 2020, o Vaticano uniu forças com as gigantes da tecnologia Microsoft e IBM para promover o desenvolvimento ético da IA e defender a regulamentação de tecnologias intrusivas, como o reconhecimento facial.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade