Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parceria entre Ambev e IPT quer inovar na produção e distribuição de cerveja

Objetivo é encontrar soluções para produção e distribuição de cervejas, com tecnologias como inteligência artificial

23 dez 2022 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários
Centro da Ambev no IPT terá capacidade para 40 especialistas
Centro da Ambev no IPT terá capacidade para 40 especialistas
Foto: Divulgação

A Ambev, maior cervejaria da América Latina, anunciou a criação de um Centro de Pesquisas Avançadas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. A inauguração será em 2023.

Com duração inicial de três anos, podendo ser prorrogada, a parceria tem foco principal processos inovadores de indústria 4.0, para setores-chave como produção e distribuição de cerveja nos 19 países em que a companhia está presente.

Nascido na Alemanha, o conceito de indústria 4.0 prevê a integração da produção automatizada com os sistemas gerenciais de toda a empresa, com base em tecnologias com internet das coisas, análise de dados e inteligência artificial.

“A parceria com a Ambev tem como objetivo desenvolver pesquisas aplicadas em vertentes tecnológicas deeptech, com sinergia entre diversas áreas do conhecimento para gerar inovações de alta tecnologia em engenharia", diz Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT.

"A multidisciplinaridade do instituto permitirá, em um único local, executar projetos nas temáticas de energias renováveis, meio ambiente e tecnologia da informação."

Ciência e tecnologia

Cerca de 40 especialistas da Ambev vão ocupar o espaço e interagir com pesquisadores do IPT, que atuam em áreas como inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia e materiais avançados.

“Sabemos que a inovação surge da conexão das dores da indústria com o conhecimento dos profissionais e pesquisadores da ciência e tecnologia", afirma Valdecir Duarte, Vice-Presidente de Supply e Experiência Cervejeira da Ambev.

"Com este centro de pesquisa, queremos aproveitar a capilaridade e alcance da Ambev para encontrarmos, juntos, oportunidades de inovação que tenham impacto direto na sociedade e em nossos consumidores e consumidoras”, continuou.

Centros em universidades

O acordo com o IPT é uma das iniciativas de inovação aberta da Ambev. Desde 2018, a empresa investe em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O CIT tem foco em produtos. Em 2019, foram lançadas 114 inovações desenvolvidas no centro, como Beck’s, Skol Puro Malte long neck, Stella Artois 330 ml e Original em lata. 

No ano passado, lançou o Espaço on, Centro de Pesquisas e Desenvolvimento localizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), que busca a aproximação da companhia com os estudantes, com foco em atração de talentos

Parcerias com startups

A empresa também tem foco no ecossistema de startups. Somente neste ano, a companhia somou mais de 570 interações de negócio com 340 startups. As parcerias mais comuns feitas pela Ambev são contratação de serviços ou produtos e projetos-piloto.

Em 2018, a Ambev criou a Aceleradora 100+, programa de aceleração de startups com projetos de soluções socioambientais. Nas três primeiras edições, foram aceleradas mais de 50 startups, com R$ 13 milhões investidos em projetos.

Além das parcerias, a Ambev cria startups internamente, como a fintech BEES Bank e o Zé Delivery, que vende bebida gelada ao consumidor final.

O BEES oferece soluções financeiras, como maquininha de cartão, cartão de débito, empréstimo e funcionalidades integradas ao Pix, e benefícios como pagamento direto à indústria e cashback, além de acesso a energia renovável e ferramentas para reduzir riscos de manipulação de dinheiro nos pontos de venda. Segundo a Ambev, é utilizado por cerca de 1 milhão de pontos de venda em todo o país.

O Zé Delivery alcançou, no ano passado, a 300 cidades e fez mais de 61 milhões de entregas. Em 2022, conta com 4 milhões de usuários ativos por mês.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade