Parque do Dragon Ball: cidade na Arábia Saudita quer ser a capital da diversão
Conheça a cidade mega tecnológica que se prepara para ser a capital do entretenimento no meio do deserto
Na Arábia Saudita, uma cidade em meio às montanhas desérticas se prepara se tornar a capital do entretenimento. Aos moldes de Las Vegas (EUA), Qiddiya é a cidade ultratecnológica que aposta em megas construções para honrar o título de destino para diversão.
Próxima à capital Riyadh, este destino planeja construir a montanha-russa mais alta, rápida e longa do mundo, além de diversos parques e centros esportivos.
Ao todo, o projeto quer criar mais de 400 atrações, incluindo o primeiro parque temático de Dragon Ball do mundo, um parque Six Flags — popular nos EUA pelas montanhas-russas gigantes; um parque aquático no meio do deserto com escola de surfe; campos de golfe e estádio integrado com teto retrátil e parede de LED.
"Inspirados nas sete lendas de Dragon Ball, os visitantes podem navegar por sete zonas temáticas distintas dentro do parque, que levam os visitantes para o coração da ação do anime para vivenciar a jornada histórica desde a primeira série Dragon Ball até o mais recente Dragon Ball Super", disse o site oficial.
O parque temático de anime oferece mais de 30 passeios com cinco atrações, sendo a atração principal localizada no centro do parque: uma montanha-russa que passa por um enorme marco de Shenron de 70 metros.
A expectativa, é que a cidade atraia ao menos 48 milhões de visitantes por ano e mais de 600 mil moradores.
Serão mais de 360 km² de empreendimento e o tempo para cruzar a cidade deverá ser de 25 minutos. O acesso da capital a esta cidade no meio do deserto ocorre por rodovias. E, a cidade em breve será incluída na rede de transporte público de Riyadh.
Custos bilionários
O projeto "Qiddiya City" foi anunciado em 2017 e faz parte da iniciativa “Visão Saudita 2030”, uma estratégia Arábia Saudita para diversificar a economia e reduzir a dependência financeira no petróleo.
A iniciativa é conduzida ela Companhia de Investimentos Qiddiya (QIC), afiliada ao fundo soberano do reino, o Fundo de Investimento Público (PIF).
Foram investidor 3,75 bilhões de riais sauditas no parque, o que representa mais de R$ 5 bilhões de reais.