Partido Comunista da China lança apresentadora de TV criada por IA
Apresentadora virtual Ren Xiaorong diz ser capaz de responder a perguntas e transmitir notícias 24 horas por dia, 365 dias por ano
Ren Xiaorong é a nova âncora de TV chinesa “movida” a inteligência artificial (IA). A jovem virtual afirma ter aprendido as habilidades de milhares de apresentadores, mas só pode responder a perguntas predefinidas.
A apresentadora virtual afirma ser capaz de responder a perguntas e transmitir notícias 24 horas por dia, 365 dias por ano. Entretanto, ela só fala sobre tópicos pré-estabelecidos e suas respostas promovem o Comitê Central do Partido Comunista da China.
Ren foi desenvolvida pelo canal de notícias oficial do partido, o People's Daily. Ela foi apresentada em um vídeo no Weibo, plataforma de rede social da China, vestida com um blazer preto e uma imagem de uma cidade ao fundo, ao estilo clássico dos telejornais.
Todas as suas respostas estão de acordo com a ideologia do partido, e o público não é capaz de fazer com que ela saia do roteiro fazendo suas próprias perguntas.
As respostas à novidade no Weibo foram amplamente positivas; o site é monitorado pelo estrito regime de censura da China.
No Twitter, a novidade recebeu críticas. “'Isso parece tão ruim. Enquanto isso, desenvolvemos deepfakes, diálogos de IA e vozes de IA”, postou um usuário.
Ren não é a primeira apresentadora gerada por IA na China. Elas já aparecem online e na TV desde 2018. Os três primeiros foram modelados a partir de três repórteres existentes, dois homens e uma mulher, para a agência de notícias Xinhua.