Páscoa em risco: o "apocalipse do chocolate" só precisava de mais um inimigo para fazer os preços do cacau dispararem
Agricultores de cacau em Gana estão migrando para a mineração ilegal de ouro; fenômeno apelidado de "galamsey" aumenta o preço do chocolate e contamina as terras agrícolas
2025 está sendo um ano desastroso para os amantes de chocolate. O produto passa por uma escalada de preços quase sem precedentes nos últimos meses devido a problemas comuns como as dificuldades na cadeia de suprimentos causadas pelo transporte e às más colheitas provocadas pelo clima. Mas, se observarmos mais a fundo, vamos encontrar outro problema que ameaça ainda mais a indústria e que provocará enormes aumentos no preço do chocolate.
E esse problema é uma nova "corrida do ouro", uma onda de mineração ilegal que está ocorrendo nos principais países produtores de cacau.
O que é galamsey
Gana é o segundo maior produtor de cacau do mundo, sendo o primeiro a Costa do Marfim. Embora o cacau ainda movimente milhões, há algo que chama a atenção: só no último ano, Gana perdeu 20% de sua produção total de cacau. Isso se somou às más colheitas causadas por doenças nas plantas e às mudanças climáticas, mas o resultado é o mesmo: uma crise no preço do chocolate.
A teoria nos diz que, se o cacau agora vale mais, os agricultores deveriam estar se beneficiando (ainda mais com um cacau que superou os 10.000 dólares por tonelada na bolsa de Nova York), certo? Pois a verdade é que não é tão simples e, além disso, esses agricultores encontraram um negócio mais rentável: minerar ouro. Tanto que muitos estão migrando para essa prática que já tem um nome: galamsey.
Corrupção
É assim que os agricultores estão sendo contagiados por uma nova febre do ouro que se mostra muito mais lucrativa do...
Matérias relacionadas
O segredo dos pilotos de caça chineses é uma técnica muito particular da dinastia Song: o qigong