Patente da Samsung sugere uso do AR Emoji para chat em vídeo
Em fevereiro deste ano, a Samsung apresentou, junto com os smartphones da linha S9, uma tecnologia de emojis com realidade aumentada. Chamado de AR Emoji, o app exclusivo utiliza a câmera frontal do celular para escanear seu rosto e transformá-lo em um emoji tridimensional animado.
Agora, o site PatenttlyMobile resolveu revisitar algumas patentes da empresa e descobriu que, lá em 2013, a sul-coreana já pensava em trabalhar com a tecnologia. A Samsung chegou a ser questionada ao criar a aplicação após o lançamento dos Animojs, da Apple, que trabalha com ideia parecida.
Contudo, lá na patente de 2013, a Samsung já previa não só a possibilidade de se misturarem emojis com realidade aumentada, bem como usar a tecnologia para conversas em vídeo. Segundo a patente, a utilização de AR Emojis permitiria a diminuição de dados enviados em chats. "Os sistemas de comunicação de vídeo existentes normalmente exigem alta largura de banda e são inerentemente de alta latência, já que sequências inteiras de imagens precisam ser geradas e compactadas antes de transmitir o sinal para o outro dispositivo", informa a patente.
De fato, ao utilizar um personagem renderizado em 3D, a quantidade de dados a serem enviados seria menor, possibilitando que o usuário tenha uma imagem da reação em vídeo, sem que exija uma conexão muito boa. "Existe a necessidade de um sistema de comunicação visual capaz de exibir a aparência real do usuário, expressões faciais e movimento em tempo real, enquanto reduz a largura de banda", aponta a patente.
O AR Emoji atualmente reconhece a expressão facial do usuário e o representa em um avatar à sua escolha.