Patins do futuro? Sapato robótico com rodas quer reinventar transporte
Os Moonwalkers X possuem rodas que permitem que o usuário deslize em vez de dar passos normais; autonomia é de até dez quilômetros
A Shift Robotics, empresa responsável pelo desenvolvimento dos chamados Moonwalkers, lançará sua nova versão do sapato, o Moonwalkers X, na CES 2024, em Las Vegas, na próxima semana.
Os Moonwalkers possuem rodas que permitem que o usuário deslize os pés em vez de dar passos normais, quase como um par de patins.
Os sapatos robóticos usam um software de inteligência artificial (IA) para medir a passada da pessoa 100 vezes por segundo, permitindo que cada calçado se ajuste ao ciclo de caminhada de cada indivíduo.
Eles foram lançados em 2022 e rapidamente se tornaram virais, mas foram criticados por serem pesados e difíceis de aprender a usar.
Resolvendo o problema
A nova versão da empresa resolve esses problemas. Os Moonwalkers X são 30% mais leves que os originais, pesando 3,2 kg por pé.
Eles também foram redesenhados para facilitar o aprendizado e o uso, com um sistema de controle aprimorado e absorção de choques melhorada para reduzir o risco de lesões. Os sapatos agora têm seis rodas, em vez das dez do primeiro modelo.
De acordo com a Shift Robotics, os Moonwalkers X são mais eficientes, com uma autonomia de até dez quilômetros.
A empresa ainda não divulgou o preço dos sapatos com rodas, mas disse que será anunciado quando as vendas começarem no primeiro semestre deste ano. Para se ter ideia, a primeira versão custa cerca de US$ 1.399 (R$ 6.897 na cotação atual).
Uso
Os Moonwalkers X são voltados principalmente para uso comercial e empresarial, mas a Shift Robotics também espera que eles sejam adotados por consumidores individuais.
A empresa acredita que os Moonwalkers X podem revolucionar o transporte pessoal, oferecendo uma forma mais rápida, fácil e eficiente de se deslocar.