PUBLICIDADE

PCYES | Marca brasileira quer conquistar gamers com produtos próprios

PCYES vive novo momento em sua história, migrando de produtos white label para projetos próprios focados em qualidade e custo-benefício para conquistar o gamer

24 jun 2024 - 01h36
(atualizado às 20h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Fundada em 2010 em Maringá, no Paraná, a PCYES é uma marca brasileira que nasceu da vontade de dois irmãos aficionados por games e tecnologia em lançar por aqui produtos voltados para esse público. Até então, a maioria dos periféricos e acessórios gamer, mesmo de marcas com representação local, eram importados, geralmente em tiragens limitadas e de modelos selecionados.

De olho nesse mercado, a ideia da PCYES foi, desde o início, trazer produtos com alto padrão de qualidade para os brasileiros, mas com melhor relação custo-benefício que as marcas internacionais. Vinícios Matos, CEO da PCYES, conversou com o Canaltech sobre a trajetória da empresa desde sua fundação com catálogo white label, até o momento atual, com produtos de design e produção próprios e fechando parcerias de licenciamento de SKUs com gigantes como AMD e NVIDIA.

"Muitas pessoas veem PCYES, um nome 'gringo', e nem imaginam que seja uma marca nacional feita por brasileiros. Só que a gente teve uma visão sempre de produto gringo. Quem fundou foi meu irmão mais velho, o Matheus [Andrade Matos], porque ele gostava muito de qualidade, gosta até hoje. Então ele falou assim 'cara eu quero criar uma marca que tenha qualidade que não tem no Brasil'", contou Vinícios à reportagem.

Primeiro momento da PCYES

A PCYES, na verdade, é uma subsidiária da distribuidora de informática e eletrônicos Oderço. Tanto Vinícios quanto Matheus começaram trabalhando na empresa da família, onde estabeleceram os primeiros contatos com as grandes marcas, como NVIDIA, AMD e fabricantes de periféricos, para trazer seus produtos para o país. Contudo, por trabalhar com a logística de importação das OEMs menores, os dois irmãos também tinham contato direto com canais de fabricação na China.

PCYES mira em lançar produtos de qualidade com segmentos de preço bem definidos e mais acessíveis para público brasileiro. (Imagem: PCYES / Divulgação)
PCYES mira em lançar produtos de qualidade com segmentos de preço bem definidos e mais acessíveis para público brasileiro. (Imagem: PCYES / Divulgação)
Foto: Canaltech

O interesse no segmento e a percepção que se tratava de uma fatia de mercado pouco explorada e geralmente oscilando entre produtos ou muito caros, ou de baixíssima qualidade, fizeram Matheus e Vinícios criar a PCYES. A intenção era buscar nas fábricas internacionais moldes e produtos com padrão de qualidade superior e lançá-los aqui sob um selo próprio, a preços bem mais acessíveis.

Por muito tempo, essa foi a principal abordagem da PCYES, trabalhando com os chamados white label, em grande parte para testar diferentes nichos de mercado e entender quais deles teriam maior demanda. Conforme a PCYES foi crescendo, ela foi se consolidando em segmentos específicos, inclusive tendo sido a marca líder em vendas de gabinetes no Brasil em 2018.

PCYES produz placas NVIDIA focando em segmento de entrada com modelos como a RTX 3060 Ti, mais buscado pelo gamer brasileiro. (Imagem: PCYES / Divulgação)
PCYES produz placas NVIDIA focando em segmento de entrada com modelos como a RTX 3060 Ti, mais buscado pelo gamer brasileiro. (Imagem: PCYES / Divulgação)
Foto: Canaltech

Além disso, a empresa já trabalhava como OEM produzindo placas de vídeo AMD e NVIDIA, mas operando principalmente no segmento de entrada como as GeForce GT 730, GTX 1050 Ti e Radeon RX 550. Atacando a fatia do mercado mais buscada com produtos de qualidade e preços competitivos, a PCYES foi a segunda marca que mais vendeu GPUs no Brasil em 2019.

"Hoje apareceram muitas marcas trazendo white label, todo mundo fazendo a mesma coisa. Então havia necessidade de fazer toda a linha da marca com molde próprio. Quando a gente começou 15 anos atrás, a gente possuia muitos segmentos em itens para ir vendo onde a marca ia. Só que agora a ideia é diminuir esse lineup [de white label] e focar nos moldes próprios".

Molde próprio e perfil de exportação

Com essa expertise e reconhecimento, foi claro que a empresa já estava pronta para migrar dos produtos white label para os moldes próprios, e a transição veio em 2020. Vinícius conta que um dos primeiros produtos de molde próprio foram as ventoinhas dos gabinetes PCYES, e o processo do design inicial até a viabilização do produto comercial levou cerca de 2 anos.

Ventoinha PCYES Sangue Frio 3 é um dos primeiros projetos da empresa com molde totalmente desenvolvido internamente. (Imagem: PCYES / Divulgação)
Ventoinha PCYES Sangue Frio 3 é um dos primeiros projetos da empresa com molde totalmente desenvolvido internamente. (Imagem: PCYES / Divulgação)
Foto: Canaltech

Por essa razão, o foco da empresa não é criar um portfólio sobrecarregado de produtos, mas uma seleção completa, de qualidade, bem definida para cada segmento.

"Então eu não quero ter uma linha muito extensa. Por exemplo, eu vejo a concorrência e eles têm 50, 80 SKUs de cadeira. Minhas linhas são bem divididas em [faixas] de preço também para não conflitar. Eu tenho a cadeira de R$ 550, a de R$ 700, de R$ 1.000, R$ 2.000 e o topo que está chegando. Inclusive já dando spoiler, é uma cadeira que ganhou prêmio na China de Melhor Cadeira em 2023. A gente estava desenvolvendo e fazendo um collab, e [a cadeira] tem até aplicativo, faz massagem".

Além do início da produção com moldes próprios, outra investida de peso da PCYES foi uma primeira experiência em exportação operando na Amazon dos EUA, com Matheus atuando como representante local. Com a volta do executivo para o Brasil, a iniciativa foi temporariamente interrompida.

PCYES trabalha com menos moldes de cadeiras, mas em faixas bem definidas de mercado. (Imagem: PCYES / Divulgação)
PCYES trabalha com menos moldes de cadeiras, mas em faixas bem definidas de mercado. (Imagem: PCYES / Divulgação)
Foto: Canaltech

Além disso, em regiões como EUA e Ásia, a maioria dos produtos gamer já são precificados em faixas muito parecidas, e a proposta de operação da PCYES em oferecer a mesma qualidade a custos mais baixos é menos significativa e pouco viável comercialmente.

Dessa forma, a empresa visa, sim, novos planos de internacionalização, mas inicialmente busca atuar amplamente na América Latina, com início de operações projetado para o meio de 2025.

"Agora, com os moldes de design próprio, a gente busca essa expansão. Então a gente vai tentar expandir no meio de 2025, só LatAm por enquanto. Não vamos voltar aos Estados Unidos. Vamos fazer esse trabalho diferenciado que ninguém faz aqui na região".

Cada vez mais produtos

Naturalmente, alguns produtos, como as novas GeForce RTX 4060 da PCYES, ainda utilizam contratos de licenciamento com moldes pré-aprovados pela NVIDIA. Contudo, parcerias como essa são fruto de anos de trabalho, investimento e controle de qualidade.

"Eu estava desembalando umas caixas e peguei umas fotos antigas minhas. Tinha umas fotos de 10 anos atrás. Falei 'cara, eu tava na NVIDIA 10 anos atrás e a NVIDIA tava aqui semana passada'. Eu trabalhei muito com placa de vídeo na distribuição, então a gente já distribuía 18 anos atrás, tinha as marcas de terceiros e veio essa oportunidade da minha marca. E eu comecei com placas muito de entrada, mesmo, então esse contato da NVIDIA já existia, já sabem de nós há muito tempo. Nosso business já corre lá".

Hoje, a operação da PCYES conta com um departamento de P&D e equipamentos de ponta para realizar o controle de qualidade, além do próprio suporte direto do cliente com a fabricante. Essa parte específica do pós-venda da PCYES é crucial, pois possibilita resolver todas as demandas e pedidos de garantia e RMA de forma extremamente rápida, sem depender do intermédio das revendedoras.

Trazer para dentro da PCYES tanto o design dos produtos quanto o controle de qualidade é essencial para viabilizar os planos no médio a longo prazo de abandonar totalmente os produtos white label e focar apenas em itens de fabricação própria.

Apesar de placas de vídeo PCYES ainda utilizarem projetos licenciados, tendência da empresa é focar cada vez mais em moldes próprios. (Imagem: PCYES / Divulgação)
Apesar de placas de vídeo PCYES ainda utilizarem projetos licenciados, tendência da empresa é focar cada vez mais em moldes próprios. (Imagem: PCYES / Divulgação)
Foto: Canaltech

Também como parte da estratégia, o outro movimento natural é atuar em mais segmentos, de produtos. Nesse quesito, Vinicius revelou com exclusividade ao Canaltech que a PCYES já está trabalhando em SSDs e memórias DDR4 e DDR5 de molde próprio. 

Com previsão de lançamento ainda em 2024, os novos produtos chegam no segundo semestre, seguindo a mesma linha de trazer soluções com bom padrão de qualidade a preços mais acessíveis para o consumidor brasileiro.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade