Pedágio sem cancela estreia no Brasil; como funciona a tecnologia
Cobrança será feita por quilômetros rodados na rodovia via adesivos eletrônicos ou “tags”
O sistema de pedágio free flow na rodovia BR-101, conhecida como Rio-Santos, começa a funcionar nesta sexta-feira (31). O trecho liga a cidade do Rio de Janeiro a Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Recentemente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, por meio da Deliberação Nº 81, o início da operação.
O free flow é um sistema de pagamento para passagem livre dos carros por adesivos eletrônicos ou “tags”. A cobrança será feita por meio de empresas como Sem Parar, ConectCar e Veloe.
Free flow
O sistema free flow é um tipo de cobrança em que o motorista usa as rodovias sem precisar passar pelas barreiras físicas de pedágio — aquelas que foram filas gigantes.
Sensores nas rodovias irão se conectar a pequenos aparelhos acoplados nos carros, como já ocorre com o sistema Sem Parar.
Com o produto instalado, o motorista pagaria somente pelo trecho que percorreu na rodovia. Ou seja, paga pela quantidade de quilômetros rodados no trecho.
O que acontece é que, diferente das praças de cobrança, algumas antenas são instaladas em pórticos (máquinas) e viadutos ao longo da rodovia.
Dessa forma, a cobrança será feita por meio da leitura do chip presente na tag da empresa parceira da concessionária ou pelo reconhecimento ótico de caracteres. Este último lê a placa do veículo ao passar por um determinado ponto e verifica os dados cadastrados no sistema.