Pensávamos que tínhamos todas as espécies extintas de humanos sob controle, até que "pessoas com crânio grande" vieram à tona
Pesquisadores propuseram uma reclassificação de fósseis pré-históricos em hominídeos do gênero Homo
O Homo sapiens é, sem dúvida, a espécie humana que mais conquistou por meio de seu intelecto, da agricultura à inteligência artificial, por meio de uma miríade de engenhosidades ao longo de dezenas de milhares de anos de civilização. Podemos ter sido a espécie humana mais inteligente, mas o que sabemos é que não somos a espécie com o maior volume cerebral.
Homo juluensis
Dois pesquisadores da Universidade do Havaí em Manoa e da Academia Chinesa de Ciências (CAS) propuseram a existência de uma nova espécie humana contemporânea aos neandertais (H. neanderthalensis) e aos sapiens primitivos. Este é o Homo juluensis, o "homem com a cabeça grande".
Esses humanos de cabeça grande também teriam coexistido com os denisovanos (H. Denisova), uma espécie mais intimamente relacionada aos neandertais cujos restos mortais foram identificados pela primeira vez na caverna Denisova no Maciço de Altai, na Rússia.
Reclassificando fósseis
A nova espécie também pode estar intimamente ligada a esta. Além disso, de acordo com a interpretação dos autores da nova classificação, Christopher J. Bae e Xiujie Wu, muitos restos fósseis até agora catalogados como Denisovanos devem ser incluídos no novo grupo.
A nova reclassificação, que os autores propuseram por meio de um artigo na revista Nature Communications, implicaria que os verdadeiros Denisovanos poderiam ser um subgrupo da nova espécie humana proposta. A equipe observa, no entanto, que mais pesquisas serão necessárias sobre a possível ...
Matérias relacionadas