Perdeu arquivo importante no celular? Google testa solução para isso
Smart Search do Google Files está sendo disponibilizado para um número limitado de usuários
O Google está testando uma nova função no Google Files, seu aplicativo de gerenciamento de documentos, que permite fazer uma busca inteligente por arquivos perdidos.
O Smart Search funcionará assim: o usuário pode digitar palavras-chave, como "ingresso", "aeroporto" ou "reserva", e o aplicativo devolverá os possíveis documentos sendo buscados. Atualmente, o aplicativo permite apenas buscar documentos com base em seus nomes de arquivo.
Também será possível buscar faixas de música através de seus metadados, utilizando informações como o nome do artista e título do álbum.
A nova funcionalidade é algo similar ao que já vemos no Google Fotos, em que é possível pesquisar por imagens digitando elementos contidos nelas, como "flor", "praia", "cachorro", etc.
O Smart Search funciona com os sistemas de aprendizado de máquina, segundo o Google. Em uma publicação na página de suporte da gigante da tecnologia, a empresa afirma que o recurso é executado em segundo plano para digitalizar os arquivos e escanear seu conteúdo.
O processo acontece localmente no dispositivo, portanto, nenhum dado é enviado aos seus servidores, e o usuário pode desligar a função quando quiser, diz o Google.
O recurso está sendo implementado gradualmente. Alguns usuários que já tiveram acesso ao Smart Search disseram que algumas habilidades prometidas, como a capacidade de pesquisar com base em informações de localização, ainda não parecem estar ativadas ou funcionando de maneira confiável, segundo o portal Android Police.