Pesquisa aponta que conservadores divulgam mais conteúdos falsos sem verificar fontes
Estudo é um alerta sobre a natureza obscura da alfabetização midiática
Uma pesquisa realizada por cientistas da universidade Penn State revelou que os norte-americanos conservadores no Facebook têm uma tendência significativa a compartilhar links de artigos que contêm informações falsas — sem sequer lê-los.
No entanto, os liberais não estão isentos disso; os usuários do Facebook, em geral, demonstraram uma notável incapacidade de avaliar informações antes de compartilhá-las na internet.
O autor do estudo e pesquisador de efeitos de mídia S. Shyam Sundar explicou que quanto mais próximo o alinhamento político do conteúdo ao usuário — tanto liberal quanto conservador — mais ele era compartilhado sem cliques.
"Eles estão simplesmente encaminhando coisas que parecem, na superfície, concordar com sua ideologia política, sem perceber que às vezes podem estar compartilhando informações falsas”.
Pesquisa
O estudo realizado pelo grupo examinou 35 milhões de publicações públicas do Facebook compartilhadas de 2017 a 2020, período que coincide com a primeira gestão de Trump.
Aproximadamente 75% dos usuários, sem considerar sua posição política, compartilharam links sem antes clicar neles. O comportamento mostrou uma clara divisão das tendências políticas, com os conservadores representando aproximadamente 77% desses compartilhamentos, contra apenas 14% dos liberais.