Pesquisa do Google em parceria com o BCG destacam comportamento de compradores
Nomeado de 4S, o sistema gira em torno de streaming, searching, shopping e scrolling.
O Google divulgou nesta terça-feira, 25, durante o evento “Think with Google” uma pesquisa em parceria com o BCG (Boston Consulting Group) que demonstra um padrão de comportamento em quase todos os usuários da plataforma.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nomeado de 4S, o padrão gira em torno de Scrooling (passar a tela), Searching (buscas), Streaming (assistir conteúdos) e shopping (comprar produtos). Segundo a pesquisa, os compradores essencialmente passam pelas 4 fases e não há uma rota linear, mas sim uma variação entre cada consumidor.
"Quando as pessoas querem encontrar produtos ou serviços, vão para o Google como forma de validação", disse Fábio Coelho, presidente da empresa no Brasil.
A pesquisa revelou ainda que a Geração Z é a que mais utiliza a barra de busca do Google e ela é peça fundamental no sucesso de promoções por meio de influenciadores, uma vez que os mesmos dados indicam que 85% dessas pessoas se consideram profundamente conectadas com criadores de conteúdo.
Durante o evento, porta-vozes do Google e representantes da BCG explicaram que os resultados só foram possíveis graças ao avanço das Inteligências Artificiais utilizadas no processo.
“A IA está acelerando o ritmo das mudanças e é ela que permite acompanhar as novas realidades”, disse Fábio.
O executivo, que já ocupa o cargo há 14 anos, explicou que a pesquisa foi necessária após a percepção de que o comportamento dos consumidores mudou de forma acelerada depois da pandemia e que eles se tornaram ainda mais imprevisíveis.