Pesquisa mostra por que macaco-narigudo se tornou animal "mais feio do mundo"
Macacos-narigudos machos têm grandes (e feios) narizes, mas eles oferecem benefícios importantes, segundo cientistas
Os macacos-narigudos (Nasalis larvatus) são considerados uma das espécies consideradas mais feias e estranhas do reino animal. Mas isso só conta para os machos, que possuem narizes grandes e com formato fálico. Já as fêmeas têm narizes pontudos.
Porém, em uma nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade Nacional da Austrália, essa característica intrigante aparentemente tem um propósito. O estudo, publicado nesta quinta-feira (23) na Scientific Reports, afirma que os narizes grandes dos machos oferecem benefícios importantes, especialmente na hora de atrair uma parceira.
No estudo, os pesquisadores buscaram entender o processo evolutivo dessa característica incomum nessa espécie endêmica de Bornéu, na Ásia.
A equipe utilizou varreduras 3D dos crânios dos macacos para analisar as medidas de tamanho e forma da estrutura interna de sua cavidade nasal, processo que revelou como a forma da cavidade nasal evoluiu para permitir que os machos emitissem grunhidos e rugidos mais altos e profundos.
"Queríamos entender por que os narizes dos macacos-narigudos machos são tão grandes e se suas cavidades nasais têm uma forma distinta", disse Katharine Balolia, líder do estudo, em comunicado à imprensa.
A pesquisadora afirmou que os machos têm cavidades nasais muito maiores do que as fêmeas, mas o formato também é diferente em comparação às delas.
"Ser capaz de emitir chamados mais altos e profundos, graças a uma cavidade nasal mais longa e maior, ajuda os macacos machos a afirmar sua saúde e dominância. Isso ajuda os macacos machos a atrair fêmeas e afastar outros machos", explicou.
Ela ainda destacou a região de Bornéu tem um ambiente muito similar ao de uma selva, o que pode ajudar a explicar por que os narizes dos macacos evoluíram para se tornarem tão grandes.
"Os macacos-narigudos vivem em manguezais costeiros e ambientes florestais, e muitas vezes não conseguem se ver através das árvores", disse. "Portanto, chamados altos e nasais são importantes para se comunicarem, especialmente entre os machos."
A pesquisa sugere que o tecido carnudo do nariz deve ter aumentado ao longo do tempo, para melhorar a capacidade da emissão de ruídos nasais. "As fêmeas podem ter começado a achar narizes grandes visualmente atraentes na seleção de um parceiro, pois era um sinal honesto de saúde e dominância", afirmou Katherine.
As varreduras também revelaram que a cavidade nasal aumenta com a idade, o que explica por que os machos mais velhos têm narizes maiores, pois coincide com o status de dominância entre outros macacos machos.