Pesquisa no celular aumentou 73% em um ano entre idosos
Levantamento apontou que houve um aumento de 73% no número de pessoas acima de 50 anos fazendo buscas no telefone
Até pouco tempo, a tecnologia não era a melhor aliada das pessoas mais velhas, mais especificamente a internet. No entanto, de acordo com um estudo realizado pela agência de SEO Hedgehog Digital, lançado no final de novembro, houve um aumento de 73% no número de brasileiros com mais de 50 anos que usam o celular como instrumento de pesquisa em comparação com o ano passado.
Isso pode ser explicado pelo isolamento causado pela pandemia da covid-19, que alterou o comportamento social de diversas maneiras, o que inclui o relacionamento com a tecnologia — tanto no consumo quanto no lazer, nos serviços e no trabalho.
O levantamento da agência tem o objetivo de compreender o comportamento de busca na internet do brasileiro. Os dados foram coletados entre agosto e setembro deste ano e têm como base as entrevistas qualitativas realizadas com uma amostra de 4.000 pessoas, distribuídas por faixa etária e regiões do país.
Segundo os números, o Google ainda é o canal de busca mais utilizado. Já o YouTube tornou-se o segundo lugar mais pesquisado, tomando o lugar dos sites das empresas. E esse movimento deve-se aos diversos vídeos com reviews e comentários de produtos.
Apesar do crescente número de pessoas mais velhas fazendo mais pesquisas, ainda há um desafio tecnológico para a chamada “geração prateada” nas ferramentas digitais. Um exemplo é o e-commerce: eles ainda precisam se adaptar à linguagem e conferir segurança ao público de mais idade, sobretudo acima dos 60 anos.
Adaptando-se à tecnologia
Outra pesquisa, chamada “A inclusão digital dos Idosos”, realizada em setembro deste ano pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) descobriu que 32% das pessoas com mais de 60 anos relatam que a falta de familiaridade com as tecnologias e a linguagem online ainda são obstáculos no ambiente digital.
Na maioria das plataformas, a linguagem mais popular e gírias da internet podem ser usadas para atrair o público mais jovem. No entanto, de acordo com Felipe Bazon, palestrante e especialista em SEO, o desafio dos e-commerces está em preparar um site que seja apto à navegação da população 50+.
“É preciso, investir em ações de usabilidade e acessibilidade que auxiliem o usuário. Isto é primordial e indispensável. O ambiente digital é positivo porque um site pequeno, se estiver bem otimizado em SEO, pode brigar de igual para igual com um grande 'player'. Mas, é preciso planejamento, foco no público-alvo e em como ele se comporta”, conclui Bazon.