Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Petrobras realiza voo não tripulado com nova aeronave; conheça

Aeronave percorreu 180 quilômetros entre a base e a plataforma

13 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Primeiro voo foi realizado no litoral do estado do Rio
Primeiro voo foi realizado no litoral do estado do Rio
Foto: Petrobras / Divulgação

A Petrobras deu um passo importante na aviação civil brasileira com a realização do primeiro voo de longo alcance com uma aeronave civil remotamente pilotada (RPA).

Desde de 2018 a empresa já utiliza drones para inspeções e outros trabalhos em altura, mas este foi o primeiro voo de longo alcance com a tecnologia.

O feito, realizado este mês, percorreu cerca de 180 quilômetros entre a base da empresa em Imbetiba (Macaé, RJ) e a plataforma P-51 (Bacia de Campos, litoral Fluminense).

A operação, ainda em fase de testes, abre caminho para diversas aplicações da tecnologia em logística offshore, como transporte de cargas, inspeções e monitoramento.

O voo, classificado como BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) ou além do alcance visual, testou a viabilidade do transporte de cargas de até 50 kg, com o objetivo de reduzir custos, aumentar a segurança e diminuir emissões de gases de efeito estufa.

Conheça o novo asfalto do Brasil Conheça o novo asfalto do Brasil

O projeto foi resultado de um trabalho colaborativo entre a Petrobras, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a NAV Brasil e a OMNI Táxi Aéreo.

Agora, as informações coletadoas durante o voo estão sendo analisadas e, se os resultados forem positivos, a tecnologia poderá ser implantada em outras operações da Petrobras.

Em um comunicado no blog, a empresa afirma que pretende usar drones para monitorar áreas de preservação ambiental e para auxiliar em ações de segurança pública.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade