Pfizer prepara vacina contra gripe e covid ao mesmo tempo
A nova vacina será testada em 180 voluntários saudáveis, com idades entre 18 e 64 anos, nos Estados Unidos
A Pfizer, em conjunto com a empresa sócia BioNTech, anunciou nesta quinta-feira (3) que irá iniciar a primeira fase de testes de uma vacina que combina a proteção contra a gripe e a covid-19.
A vacina de RNA mensageiro "poderia simplificar as práticas de vacinação contra estes dois agentes patógenos respiratórios, conduzindo potencialmente a uma cobertura melhor para as enfermidades", afirmou Annaliesa Anderson, diretora científica da Pfizer, em um comunicado.
Segundo as duas empresas, a nova vacina será testada em 180 voluntários saudáveis com idades entre 18 e 64 anos, nos Estados Unidos. O período de acompanhamento para cada participante será de seis meses.
A fase de testes será usada para detectar "o potencial das vacinas de RNAm [RNA mensageiro, método mais avançado] direcionadas a mais de um patógeno", disse Ugur Sahin, presidente e cofundador da BioNTech.
Em 2020, as companhias foram responsáveis por desenvolver um dos imunizantes mais utilizados no mundo para combater a covid-19, e com isso faturaram bilhões de euros em receitas.
Os grupos Moderna e Novavax, que também produziram imunizantes contra a covid, já haviam anunciado no ano passado testes de imunizantes combinados contra a covid e a gripe.
A Moderna anunciou nesta quinta-feira, junto a seus resultados trimestrais, que iniciou a primeira fase de testes. Já a Novavax anunciou em meados de outubro resultados positivos nas fases 1 e 2 de testes clínicos.