Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Photoshop na realeza? Saiba identificar sinais de edição na foto de Kate Middleton

Kate Middleton admite ter editado foto da família real publicada neste domingo (10)

11 mar 2024 - 10h45
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Kate Middleton divulgou foto 'manipulada' com os filhos neste domingo, 10
Kate Middleton divulgou foto 'manipulada' com os filhos neste domingo, 10
Foto: Reprodução/X

Neste domingo (10), as contas oficiais no X (antigo Twitter) e Instagram do Príncipe e da Princesa de Gales postaram uma foto de Kate Middleton com seus três filhos - George, 10, Charlotte, 8, e Louis, 5. A foto, de 2024, foi feita pelo príncipe William, segundo o crédito da publicação.

Entretanto, a imagem, publicada para agradecer o "carinho e o apoio pelos últimos dois meses" — período em que a princesa ficou afastada da vida pública enquanto se recuperava de uma cirurgia no abdômen — foi excluída das principais agências de notícias, como a Reuters, por suspeita de adulteração na imagem.  

O casal real costuma postar fotos de família para marcar feriados e ocasiões especiais, optando frequentemente por tirar suas próprias fotos em vez de contratar um fotógrafo profissional, o que tradicionalmente tem sido o costume da família real.

A foto de Kate com os filhos também foi publicada para celebrar o Dia das Mães, data comemorada em 10 de março no Reino Unido. 

Várias agências de notícias publicaram originalmente a foto, fornecida pelo Palácio de Kensington, mas posteriormente a removeram. 

“Observando mais de perto, parecia que a fonte havia manipulado a imagem de uma forma que não atendia aos padrões fotográficos da AP”, disse a Associated Press após emitir uma “notificação de eliminação”, um termo da indústria que sinaliza a retirada para seus editores parceiros. “A foto mostra uma inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte.”

Retratação

Na segunda-feira (11), a princesa de Gales se desculpou por erros de edição na foto que compartilhou.  

Em comunicado oficial divulgado pelo Palácio de Kensington, ela reconheceu que houve manipulação na imagem. A princesa afirmou que ela mesma fez a edição da foto.

"Como muitos outros fotógrafos amadores, eu experimento editar as fotos de vez em quando. Queria expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a foto de família que compartilhamos ontem causou. Espero que todo mundo tenha passado um feliz Dia das Mães", disse Kate, no comunicado.

Como identificar?

Devido às tecnologias cada vez mais sofisticadas de edição de imagens e vídeos, como a inteligência artificial, é preciso ter uma olhar bastante clínico para identificar possíveis alterações nos conteúdos publicados na internet. 

Mas, segundo especialistas, uma imagem alterada pode ser percebida por meio da diferença na densidade de pixels. Afinal, sempre que há uma alteração, ocorre uma modificação na imagem. Com isso, raramente a imagem manterá a mesma densidade. 

"O nível de ruído aumenta à medida que a imagem é repetidamente alterada", destaca o portal Insights. 

Alguns sites oferecem a chamada "perícia digital", como o Forensically e  o FotoForensics, ferramentas que ajudam a analisar uma imagem e buscam pistas para esclarecer se houve manipulação. 

O Google também pode ajudar! A plataforma disponibilizou no ano passado a ferramenta "About this image" ("Sobre esta imagem", em tradução livre), com um relatório detalhado sobre o uso de uma foto na internet.

Com ele, é possível descobrir se o arquivo já apareceu na pesquisa anteriormente, ver como outros sites descrevem o conteúdo e acessar os metadados — espaço com informações para verificar se foi criada por inteligência artificial ou editada anteriormente.

No caso do uso de IA, o buscador afirma que todas as imagens geradas em ferramentas do Google já recebem uma marca d'água invisível, adicionada aos metadados do arquivo. A função foi liberada apenas na versão em inglês.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade