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PicPay vai usar ChatGPT para atender clientes no app

Canal de atendimento pelo aplicativo do PicPay ganha integração com o ChatGPT para otimizar atendimentos e te ajudar no controle financeiro

6 mar 2024 - 18h47
(atualizado em 7/3/2024 às 02h53)
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O PicPay integrou os seus canais de atendimento ao cliente ao ChatGPT. Além de otimizar os contatos sem depender de interação humana, o sistema conectado à inteligência artificial generativa da OpenAI promete oferecer apoio na organização financeira.

Foto: Reprodução/PicPay / Canaltech

O serviço já está disponível no chat da fintech, encontrado nos aplicativos para Android e iOS. Na nota enviada à imprensa, a companhia ressaltou que a implementação ajudou a aumentar os níveis de satisfação dos clientes e a taxa de resolução de problemas nos últimos meses.

Atendimento com o ChatGPT

A novidade surge para simplificar e dinamizar o atendimento da plataforma. A equipe da fintech explica que essa aproximação foi realizada a partir do Azure OpenAI Service, serviço da Microsoft que conecta os serviços digitais aos modelos de IA de texto (GPT) e de imagem (DALL-E).

Com acesso ao modelo para gerar e processar textos no chat, os clientes conseguem resolver as demandas de um jeito mais orgânico. Não à toa, o head de produtos e GenAI do PicPay, Renan Oliveira, explica que essa tecnologia é importante para resolver dúvidas e eventuais problemas do dia a dia.

A solução ainda ajuda a direcionar os casos para o atendimento humano quando há necessidade de forma mais assertiva. "Por isso, ter mais de 50% resolvidos na primeira etapa é um número impressionante", concluiu.

Com a atualização, a instituição financeira ressalta que apenas os contatos por telefone não são intermediados por inteligência artificial. Ou seja, é uma melhoria que chega para somar aos canais já existentes, e não para substituir.

Modelo da OpenAI para o ChatGPT é integrado ao atendimento do PicPay (Imagem: Rolf van Root/Unsplash)
Modelo da OpenAI para o ChatGPT é integrado ao atendimento do PicPay (Imagem: Rolf van Root/Unsplash)
Foto: Canaltech

IA do PicPay para organização financeira

Além do atendimento, a integração potencializou as soluções do aplicativo para organização financeira. Através do chat, os correntistas conseguem fazer perguntas, como "Quanto eu gastei com energia elétrica em 2023" sem ter que somar as informações do extrato. 

A plataforma também faz análises mais aprofundadas, como verificar a diferença no valor das contas em um período de tempo. Para isso, só é preciso usar um prompt (comando de texto) para a inteligência artificial do PicPay.

"Em breve, será possível ainda questionar quanto foi gasto com a escola do seu filho no ano passado, entre outras dúvidas", especificou a empresa.

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