Pixel 8a, Android 15 e IA: o que esperar de novidades no evento Google I/O 2024
Evento anual do Google para desenvolvedores pode trazer novidades também para os consumidores
O Google I/O 2024 — conferência anual de desenvolvedores do Google — está se aproximando: o encontro será realizado no dia 14 de maio. O evento da Alphabet para os desenvolvedores de software, terá transmissão online do Shoreline Amphitheater em Mountain View, na Califórnia.
Embora a empresa não revele muitos detalhes até o dia do evento, a expectativa é que este ano as principais novidades sejam em torno do Pixel 8a e o Android 15.
Apesar de ser uma conferência para profissionais, onde se aborda tópicos para quem desenvolve aplicativos e sites, o evento tornou-se mais acessível aos consumidores nos últimos anos, com o Google lançando grandes projetos como o Google Glass e muitos dos seus dispositivos.
Novidades
Especialistas apostam na possibilidade de o Google apresentar recursos de inteligência artificial (IA) mais generativos desenvolvidos pelo Gemini, além de novidades sobre o Android 15.
Também pode haver lançamentos de hardware, sendo o Google Pixel 8a um grande candidato.
Google Pixel 8a
Comentários sobre o próximo telefone intermediário do Google, o Pixel 8a, seguem em alta. Este modelo pode seguir a mesma linguagem de design estabelecida pelos carros-chefe Pixel 8 e 8 Pro, apenas um pouco menor.
Na conferência do ano passado, o Google anunciou muitos de seus telefones econômicos. Dado que já existem tantas informações disponíveis sobre o Pixel 8a, tudo indica que seu anúncio oficial deve ocorrer no Google I/O 2024.
Vazamentos mostram que o Google Pixel 8a chegará ao mercado nas cores Obsidian (preto), Porcelain (branco), Bay (azul-claro) e Mint (verde-claro). O novo smartphone deve ter chip Tensor G3, da geração mais recente, mas em uma versão um pouco menos potente que a presente no Pixel 8, do segmento topo de linha.
A expectativa é que o celular chegue em versões com até 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
Android 15
A próxima versão do sistema Android, não surpreendentemente, deve focar em inteligência artificial, com novos recursos de IA generativa em aplicações nativas.
Em fevereiro, o Google disponibilizou a primeira versão do Android 15 para desenvolvedores. O sistema operacional recebeu melhorias no gerenciamento do consumo de energia (o sistema deve receber a capacidade de arquivar aplicativos pouco utilizados para economizar espaço de armazenamento do celular), na privacidade e em controles de câmera e gravação de tela.
Headset Android XR
O futuro headset da Samsung está sendo projetado em colaboração com o Google para o sistema operacional e a Qualcomm para o hardware.
Apesar das poucas informações do suposto "Galaxy XR", sabemos que a estreia do Apple Vision Pro teria feito a Samsung reprojetar as telas do produto e redesenhar o headset para atingir um nível a mais de refinamento.
Com a mudança esperamos que o headset da Samsung aposte em telas OLED de 1,03 polegada com qualidade equivalente às da Apple, que oferecem 23 milhões de pixels e tecnologia micro-OLED.
O produto ainda deve ser equipado pelo processador Snapdragon XR2 da Qualcomm, fabricado especialmente para lidar com o mapeamento espacial do ambiente ao redor do usuário e para identificar com precisão os gestos das mãos, além de rodar uma versão customizada do Android para realidade aumentada e virtual. Leia mais aqui.