Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Placas RTX A400 e A1000 trazem IA e RT para profissionais

NVIDIA lança placas RTX A400 e RTX A1000 levando capacidades de Inteligência Artificial e Ray Tracing Acelerado para artistas e outros profissionais gráficos

22 abr 2024 - 18h27
(atualizado em 23/4/2024 às 02h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A NVIDIA lançou duas novas versões das placas profissionais RTX 400 e RTX 1000 em microarquitetura Ampere. As novas RTX A400 e RTX A1000 introduzem capacidades de Inteligência Artificial e Ray Tracing Acelerado para uma parcela maior de artistas gráficos, designers e projetistas 3D, atendendo à demanda crescente de soluções locais com IA para uso profissional.

Foto: NVIDIA / Divulgação / Canaltech

Vale ressaltar que as novas placas RTX A400 e RTX A1000 foram desenvolvidas para atualizar sistemas profissionais de entrada e não workstations de alto desempenho. Tanto por isso seus designs são de slot único, com projeto de baixo consumo (50 W) e alimentação direta via slot PCI Express.

"Com essa novidade, estamos capacitando os profissionais a alcançar novos patamares de desempenho e criatividade. Essas soluções não apenas expandem o acesso à IA e ao rastreamento de raios, mas também fornecem a potência computacional necessária para enfrentar projetos de qualquer escala e complexidade", afirma Pedro Vecchi, Gerente de Produto Sênior da NVIDIA.

Levando Ray Tracing e IA a mais profissionais

Segundo a NVIDIA, as novas GPUs entregam mais desempenho que soluções tradicionais baseadas em CPUs, e não envolvem a substituição da plataforma inteira por AI PCs, apenas das placas gráficas instaladas.

GPU NVIDIA RTX A1000 traz capacidade de IA e Ray Tracing a PCs profissionais de entrada. (Imagem: NVIDIA / Divulgação)
GPU NVIDIA RTX A1000 traz capacidade de IA e Ray Tracing a PCs profissionais de entrada. (Imagem: NVIDIA / Divulgação)
Foto: Canaltech

Voltadas para cargas de trabalho em menor escala, as RTX A400 contam com 24 núcleos Tensor para execução local de "aplicações de IA de ponta, como chatbots e copilotos inteligentes, diretamente em seus desktops." 

Já as RTX A1000 são as primeiras placas da série RTX 1000 a trazer núcleos RT e Tensor para aplicações gráficas com Ray Tracing Acelerado e novas tarefas que exijam capacidade de processamento de IA. Ao todo são 72 núcleos Tensor e 18 núcleos RT, renderizando projetos até 3x mais rápido que as RTX 1000 padrão, e acelerando fluxos de trabalho CAD 2D e 3D, edição de vídeo 4K, designs de produto e projetos de arquitetura.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade