Plataforma de streaming Eros ingressa na China por meio de acordo com iQiyi
A produtora de filmes Eros International anunciou nesta segunda-feira uma parceria com serviço de streaming chinês iQiyi para fornecer filmes indianos como os sucessos de bilheteria de Bollywood "Dabangg" e "Devdas" na China.
A Netflix assinou um contrato semelhante no ano passado com a iQiyi, que é financiada pela empresa de buscas online chinesa Baidu.
A Eros não divulgou os termos financeiros do acordo, mas disse que seu serviço de transmissão Eros Now licenciará seu catálogo de filmes indianos, que os telespectadores chineses poderão assistir em outubro.
O Eros Now, que tem direitos sobre mais de 5 mil filmes em várias línguas indianas, tem 10,1 milhões de assinantes pagos na Índia.
Os telespectadores chineses poderão assistir a cerca de 100 filmes no próximo mês e em torno de outros 1 mil no próximo ano.
"Estamos objetivando cerca de 10 milhões de dólares em receita no primeiro ano através deste acordo", disse Kishore Lulla, presidente-executivo da Eros International, em entrevista.
Os serviços de transmissão na China estão sujeitos a rígidos regulamentos de armazenamento de dados, e filmes e programas de televisão estrangeiros são rotineiramente censurados, impedindo que serviços como o do Netflix e o Prime, da Amazon, aproveitem ao máximo o país mais populoso do mundo.
As empresas estrangeiras costumam se associar a uma empresa chinesa para se firmar na segunda maior economia do mundo.
"Até que todo o ambiente regulatório mude na China, eu quero a aceitação da marca Eros Now no público chinês por meio deste negócio", disse Lulla em uma entrevista.
"Dentro de 2 a 3 anos, quando o ambiente regulatório permitir que o Eros Now seja lançado diretamente para o público chinês, faremos isso em parceria com qualquer uma das plataformas online da China", disse.
A China se tornou um mercado importante para a indústria cinematográfica indiana, a maior do mundo em produção, e filmes recentes como "Dangal" atraíram muita atenção no país.
A iQiyi, que tem cerca de 500 milhões de usuários ativos por mês e cuja programação inclui o reality show "The Rap of China" e o drama criminal "Burning Ice", listou suas ações na Nasdaq em março.