Polícia espanhola testa com sucesso aeronave que voa sem piloto
Alimentado por 16 motores elétricos, o E216 marca a primeira vez que um veículo sem tripulação é usado por um instituto de segurança
Um veículo aéreo autônomo denominado EH216 foi adicionado à frota da Polícia Nacional Espanhola (SNP, do nome em inglês) e teve voo bem-sucedido divulgado nesta quinta-feira (15). Esse acontecimento marca uma nova fase de testes que inclui as primeiras operações oficiais com a aeronave.
O EH216 é alimentado por 16 motores elétricos e foi projetado para voos curtos, com velocidade máxima de 130 km/h e autonomia de 30 km por carga. Sua criação é fruto de uma parceria realizada em outubro de 2021 com a fabricante chinesa EHang.
Essa também é a primeira vez que um veículo sem tripulação é utilizado por uma instituição de segurança, não só na Espanha, mas em toda a Europa.
Mudanças que a aeronave vai trazer
O Secretário de Estado de Segurança da Espanha, Rafael Pérez, caracterizou o modelo como um “ativo tecnológico” que pode ser usado para diversas finalidades.
Ele também pode pousar em áreas que helicópteros convencionais não poderiam, fornecendo suporte mais rápido em casos de emergência. Um de seus usos possíveis envolve operações de risco como acesso a áreas contaminadas por ameaças nucleares, bacteriológicas ou químicas.
O veículo será operado remotamente a partir de uma estação de controle no chão. Usá-lo trará um novo contexto em que equipes de segurança não precisarão ser colocadas em risco para missões de resgate ou mais arriscadas.
O voo inaugural pode ser conferido no vídeo abaixo: