Políticos anti-LGBTQ+ "viram" drag queens por meio de inteligência artificial
Imagens e as legendas são criadas com a ajuda das ferramentas de Inteligência Artificial MidJourney e Chat GPT-4
A página do Instagram RuPublicans (instagram.com/rupublicans) usa inteligência artificial (IA) para transformar políticos republicanos anti-LGBTQ+ dos EUA em drag queens. O nome faz uma analogia, relacionando o nome do partido conservador ao famoso programa de TV RuPaul's Drag Race, que mostra competições de drag queens em busca do estrelato.
Criado pelos parceiros Craig e Stephen (que preferem serem identificados pelo primeiro nome apenas, para manter a privacidade), o projeto usa arte e tecnologia para ativismo político nos Estados Unidos.
A página rapidamente se tornou viral, e ganhou quase 100 mil seguidores em menos de duas semanas desde o lançamento, em 30 de março. Atualmente, a página tem mais de 125 mil seguidores.
Em entrevista à revista “Time”, os criadores da página afirmaram que estavam testemunhando a retórica e as ações contra a comunidade drag nos Estados Unidos. E isso despertou a vontade de fazer algo.
“O que estamos criando é pura fantasia, mas o medo que eles estão espalhando e a legislação que estão tentando aprovar é a realidade de muitas pessoas”, disse Stephen.
Exemplos de transformações na página RuPublicans
- A primeira postagem do RuPublicans exibiu o senador republicano Mitch McConnell em uma roupa elegante da era da Regência;
- O post seguinte foi o ex-vice-presidente Mike Pence vestido com um blazer de cetim neon com uma capa de pele combinando;
- Outras ilustrações incluem Steve Bannon, que mostrou apoio ao governo anti-LGBT da Rússia;
- O deputado Kevin McCarthy é o 'Speaker Sparklebottom'; A senadora Lindsey Graham é 'Lady Graham Cracker'; e o senador Josh Hawley é 'Miss Hawl-Sobre-Me';
- Além das imagens, cada pessoa ganha um nome de drag nas legendas que acompanham as postagens.
Os seguidores da página enviam nos comentários quais políticos eles gostariam de ver entrando na brincadeira. O governador do Texas, Greg Abbott, a deputada Marjorie Taylor Greene e o apresentador da Fox News, Tucker Carlson, são alguns dos nomes citados.
As imagens e as legendas são criadas com a ajuda das ferramentas de Inteligência Artificial MidJourney e Chat GPT-4.