Ponto de ônibus com câmera para proteger mulheres chega a SP nesta terça
Banner de publicidade digital detecta, por meio de um sensor, quando há somente uma pessoa no ponto de ônibus
O projeto Abrigo Amigo, que utiliza a tecnologia para ajudar mulheres que ficam sozinhas em pontos de ônibus durante a noite, começa a funcionar em São Paulo na noite desta nesta terça-feira (29). O equipamento funcionará em 10 pontos da cidade, diariamente, das 20h às 5h do dia seguinte.
Idealizado pela Eletromidia, o banner de publicidade digital é, na verdade, um equipamento com câmera noturna, microfone e conexão com a internet. O objeto detecta, por meio de um sensor, quando há somente uma pessoa em um ponto de ônibus.
Caso a mulher se sinta insegura, ela pode tocar na tela e será imediatamente conectada por chamada de vídeo com uma profissional da empresa.
"A detecção é realizada por meio de um sensor que monitora o fluxo de pessoas paradas e identifica quando alguém está sozinho. Após isso, uma vinheta na tela informa que o serviço de acompanhamento por videochamada está disponível para a pessoa acessar e ter companhia até seu ônibus chegar", disse a Eletromidia ao Byte.
O plano de expansão da iniciativa prevê a atuação em até 100 pontos pelas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Veja onde estarão os 10 primeiros pontos de ônibus do projeto:
- Av. Dr. Arnaldo, 455 —estação Clínicas do metrô (zona oeste)
- Av. Ipiranga X praça da República —estação República do metrô (centro)
- Av. Ipiranga X r. da Consolação —próximo ao edifício Copan (centro)
- Av. Brigadeiro Luís Antônio X r. Henrique Martins —próximo ao hotel Unique, Jardim Paulista (zona oeste)
- Av. Auto Soares M. Andrade X Estação Palmeiras-Barra Funda —Barra Funda (oeste)
- Av. Angélica X alameda Barros —Santa Cecília (centro)
- Av. República do Líbano X r. Inhambu —região de Moema (zona sul)
- Av. Horácio Lafer X r. Lopes Neto —Itaim Bibi (zona oeste)
- Av. Diógenes Ribeiro de Lima X av. Dona Elisa de M. Mendes —região de Pinheiros (zona oeste)
- Av. Jabaquara, 2443 - estação São Judas do metrô (zona sul)
Projeto-piloto registrou 150 chamadas por noite
Um projeto-piloto do Abrigo Amigo ficou em um funcionamento por uma semana em cinco pontos de ônibus em Campinas. Neste período, foram realizadas em média 150 chamadas por noite.
A ação inédita foi divulgada em um vídeo que mostra o projeto-piloto em operação na cidade de Campinas, em abril deste ano. O vídeo, elaborado pela agência AlmapBBDO, rendeu um Leão de Ouro na categoria Media Lions, no festival de Cannes, em junho.
"É mais uma iniciativa onde reforçamos a nossa missão de transformar a vida das pessoas. A ideia da ação é oferecer uma companhia e minimizar a sensação de vulnerabilidade de pessoas que estão sozinhas em pontos de ônibus por meio de uma chamada de vídeo", disse a empresa.