Ponto de ônibus que "fala" com mulheres chegará a SP e RJ em agosto
Banner de publicidade digital detecta, por meio de um sensor, quando há somente uma pessoa no ponto de ônibus
O projeto Abrigo Amigo, que utiliza a tecnologia para ajudar mulheres que ficam sozinhas em pontos de ônibus durante a noite, chegará a São Paulo e Rio de Janeiro em agosto.
Idealizado pela Eletromidia, o banner de publicidade digital é, na verdade, um equipamento com câmera noturna, microfone e conexão com a internet. O objeto detecta, por meio de um sensor, quando há somente uma pessoa em um ponto de ônibus.
Caso a mulher se sinta insegura, ela pode tocar na tela e será imediatamente conectada por chamada de vídeo com uma profissional da empresa.
"A detecção é realizada por meio de um sensor que monitora o fluxo de pessoas paradas e identifica quando alguém está sozinho. Após isso, uma vinheta na tela informa que o serviço de acompanhamento por videochamada está disponível para a pessoa acessar e ter companhia até seu ônibus chegar", disse a Eletromidia ao Byte.
O plano de expansão da iniciativa prevê a atuação em até 100 pontos pelas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Nessa fase de expansão, a empresa vai contar com mais marcas que vão apoiar para beneficiar um maior número de pessoas, informou a Eletromidia.
Projeto-piloto registrou 150 chamadas por noite
Um projeto-piloto do Abrigo Amigo ficou em um funcionamento por uma semana em cinco pontos de ônibus em Campinas. Neste período, foram realizadas em média 150 chamadas por noite.
A ação inédita foi divulgada em um vídeo que mostra o projeto-piloto em operação na cidade de Campinas, em abril deste ano. O vídeo, elaborado pela agência AlmapBBDO, rendeu um Leão de Ouro na categoria Media Lions, no festival de Cannes, em junho.
"É mais uma iniciativa onde reforçamos a nossa missão de transformar a vida das pessoas. A ideia da ação é oferecer uma companhia e minimizar a sensação de vulnerabilidade de pessoas que estão sozinhas em pontos de ônibus por meio de uma chamada de vídeo", disse a empresa.