Por que 14 de março é o Dia do Pi?
Representado pela letra grega π, o Pi foi usado inicialmente por matemáticos ingleses para determinar a circunferência de um círculo
O Dia do Pi (π), o famoso número que representa uma proporção numérica definida pela relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, é comemorado nesta terça-feira (14). O motivo para isso é, claro, matemático.
A escolha da data, por exemplo, se deu porque os norte-americanos registram as datas com o mês na frente, no caso 3/14. Assim, no país o dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida do número de Pi.
Algumas pessoas consideram que o ápice do dia do Pi é às 1:59:26, pois forma uma aproximação maior com até a sétima casa decimal do Pi. Esta hora é chamada de “Segundo do Pi”.
Mas a comemoração no dia 14 de março traz outras curiosidades. O primeiro Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. O matemático Larry Shaw trabalhava como curador técnico do museu quando teve a ideia de homenagear Pi.
Além do Pi, o dia 14 de março ainda celebra o aniversário de Albert Einstein (14 de março de 1879) e o aniversário de morte do premiado físico Stephen Hawking (14 de março de 2018). E aí, coincidência ou matemática?
Origem do número Pi
Representado pela letra grega π, o número Pi foi usado inicialmente por matemáticos ingleses para determinar a circunferência de um círculo.
O valor de Pi faz parte dos números irracionais; que são números reais, porém, que não podem ser representados como uma fração.
Os números irracionais são de natureza decimal, infinita e não-periódica; ou seja, suas casas decimais não tem fim, se a operação de divisão das medidas da circunferência de um círculo e de seu respectivo diâmetro seguir adiante.
Para a maioria dos cálculos simples é comum aproximar o Pi ao valor de 3,14. Mas o curioso número pode ser calculado de diversas formas.
Parte das calculadoras científicas de oito dígitos aproxima o valor a 3,1415926. Entretanto, um dos matemáticos mais conhecidos da antiguidade, Arquimedes, percebeu que Pi seria equivalente a um valor entre 223/71 e 22/7, ou seja, estaria aproximadamente entre 3,1408 e 3,1429. Este método é chamado pelos matemáticos como o mais clássico para cálculo de pi.