Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que a cor do Natal é vermelha?

Não há uma resposta exata para o vermelho ser tão presente no Natal, mas várias teorias tentam explicar

2 dez 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Vermelho é a principal cor do Natal, e diversas teorias justificam a escolha
Vermelho é a principal cor do Natal, e diversas teorias justificam a escolha
Foto: Pexels / Pixabay

Quando se pensa em Natal, logo lembramos dos tons vermelhos estampando roupas, toalhas de mesa, presentes, gorros e vários outros acessórios. O que muitos não sabem é de onde surgiu a associação da cor com essa data tão especial, que celebra o nascimento de Jesus Cristo. 

Apesar de não existir uma resposta definitiva, várias teorias tentam explicar a relação do vermelho – e também da verde – com o Natal. Uma delas diz que a cor representaria o sangue de Jesus Cristo crucificado. Nesse caso, o verde seria para designar a vida eterna de Jesus, que se alonga por anos como uma árvore perene.

Outra teoria é de que o Papai Noel usa vermelho por ser baseado na lenda de São Nicolau. A lenda diz que um bispo da Igreja Católica, vestido de vermelho, distribuía doces e brinquedos para famílias humildes na época do Natal. São Nicolau também era padroeiro dos marinheiros e mercadores, e acreditava-se que ao invocar seu nome, ele poderia salvar as pessoas de afogamentos. 

Uma das teorias diz que Papai Noel usa vermelho por ser baseado na lenda de São Nicolau
Uma das teorias diz que Papai Noel usa vermelho por ser baseado na lenda de São Nicolau
Foto: Lenka Novotná / Pixabay

Há ainda uma tese mais objetiva para o vermelho no Natal, muito mais objetiva: ele teria surgido por conta da Coca-Cola, que encomendou um dos primeiros anúncios ao ilustrador Haddon Sundblom do Papai Noel tomando o refrigerante.

A ilustração deu tão certo que as pessoas passaram a associá-lo como uma espécie de “pai do Natal”. Nessa época, que marcava o ano de 1931, os anúncios da Coca-Cola se tornavam muito populares no período natalino. 

A coautora do livro “The Secret Language of Color”, Arielle Eckstut, disse em um vídeo no site Business Insider que as cores verde e vermelha misturam a beleza da natureza com a perspicácia do comércio, que conseguiu solidificar uma imagem de Natal na cabeça das pessoas.

Nos Estados Unidos e na Europa, a época do Natal é mais fria, e uma árvore que se sobressai durante essa estação é o azevinho, que mistura suas folhas verdes com as frutas vermelhas. Essa é mais uma das teorias que ligam as cores à festa.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade