PUBLICIDADE

Por que a Terra não gira exatamente em torno do Sol?

Tecnicamente, os planetas e o próprio Sol orbitam o centro do Sistema Solar, que fica perto da estrela

23 jun 2024 - 00h04
(atualizado em 24/6/2024 às 00h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A Terra não está girando ao redor do Sol. Calma, não se trata de nenhuma descoberta revolucionária, muito menos que o modelo heliocêntrico está errado. É que nosso planeta, assim como todos os outros, está se movendo junto de nossa estrela ao redor de um centro em comum.

Foto: Graphiqa/Envato / Canaltech

Os diagramas que mostram as órbitas dos planetas (como a animação do vídeo abaixo) retratam corretamente o modelo heliocêntrico, ou seja, mostram como cada um deles gira em torno do Sol.

Embora estejam corretos, esses gráficos são bastante simplificados, já que as órbitas são muito mais complexas do que parecem. A massa de cada planeta e suas respectivas luas também "puxam" o Sol com suas forças gravitacionais, causando um deslocamento de nossa estrela em relação ao centro do Sistema Solar.

Graças principalmente à influência dos gigantes gasosos Júpiter e Saturno, o centro gravitacional do Sistema Solar — conhecido como baricentro — frequentemente se encontra fora do Sol. Por isso nossa estrela está girando ao redor desse ponto, mesmo que não exista nada ali.

Podemos entender isso mais facilmente observando duas estrelas binárias orbitando "entre si". Na verdade, elas estão girando ao redor de um ponto orbital em comum, localizado em um espaço determinado pela massa e distâncias dessas estrelas.

Voltando ao Sistema Solar, o resultado disso é que a Terra não está orbitando um ponto dentro do Sol, mas sim um ponto no espaço próximo ao Sol. Outra implicação é que, sendo as velocidades de cada órbita diferentes entre si, a Terra pode acompanhar o Sol na mesma direção ou viajar na direção oposta.

Observe no vídeo acima como o Sol e Saturno se alinharão em 2030, viajando na mesma direção, enquanto Júpiter se move no sentido retrógrado em relação à estrela. Outro detalhe importante é o próprio movimento do Sol (esfera branca) em relação ao baricentro (estrela verde), apresentando órbita bastante variável.

Isso também ocorre em outros sistemas, como planetas e seus satélites naturais, incluindo a Terra e a Lua. A diferença é que, nesse último caso, o baricentro está localizado dentro de nosso planeta, como podemos observar no segundo vídeo.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade