Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que a variante XBB.1.5 "Kraken" da covid é tão contagiosa

Nova subvariante é atribuída ao aumento de casos nos EUA; cada pessoa com a XBB.1.5 irá, em média, infectar cerca de 1,6 outras pessoas

10 jan 2023 - 17h13
(atualizado às 17h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Variante XBB.1.5 da covid acumula mutações que facilitam transmissão
Variante XBB.1.5 da covid acumula mutações que facilitam transmissão
Foto: Unsplash

A XBB.1.5, nova subvariante do vírus da covid apelidada de "Kraken", tem uma vantagem significativa em seu espalhamento com relação a outras variantes conhecidas até agora: cada pessoa com essa subvariante irá, em média, infectar cerca de 1,6 outras pessoas. Mas por quê?

Essa subvariante da Ômicron apresenta um grande aumento mutacional. Isso quer dizer que existem mecanismos específicos em sua composição que driblam o sistema imunológico humano com mais facilidade, mesmo com vacinas sendo aplicadas.

A "mãe" da XBB1.5., a XBB, foi a subvariante responsável por um surto de covid em Cingapura no ano passado. Neste vírus, uma mutação chamada "486" em uma proteína chamada "spike" ajuda-o a se tornar mais infeccioso, mas menos eficiente na infecção, tornando o quadro clínico de pacientes menos severo.

Na XBB.1.5., a mutação 486 se mantém, mas, além disso, uma outra alteração na proteína spike, a F486P, potencializa ainda mais a capacidade de espalhamento do vírus.

Ainda é incerto se as infecções causadas pela nova subvariante serão mais graves.

OMS está de olho

A Organização Mundial de Saúde já mostrou preocupação com relação à emergência da nova subvariante, atribuída ao aumento expressivo de internações nos Estados Unidos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade